Regionais

Produção de leite no semiárido é tema de aula de campo promovido pelo IFCE Crateús

Promover o desenvolvimento sustentável local com a difusão de técnicas de produção de leite adaptadas ao semiárido brasileiro. Este é o objetivo do II Dia de Campo do IFCE campus de Crateús, que ocorre no sábado, dia 29 de junho, na Fazenda Fulô, na localidade de Quirino, distrito de Poti. O evento consiste em apresentar na prática técnicas mais acessíveis e eficientes para região e tem como público alunos dos cursos de bacharelado em Zootecnia e técnico em Agropecuária, além de profissionais das ciências agrárias e produtores rurais.

O professor Liandro Torres destaca a relevância da visita, no sentido de disseminação de técnicas com ênfase no aprendizado do manejo da produção de leite e as técnicas desenvolvidas na propriedade de forma prática. “A difusão de tecnologias permite uma melhor utilização dos recursos naturais, tornando a produção mais eficiente e garantindo o melhor retorno econômico da atividade, além de priorizar a capacitação profissional e geração de trabalho para jovens e adultos da região”, afirma o docente.

A Fazenda Fulô, onde ocorrerá o Dia de Campo, é de propriedade do casal Nenzito e Osmarina Marques e produz queijo e outros derivados do leite. Segundo o professor Liandro, a fazenda é exemplo de eficiência produtiva, garantida pela adoção da assistência técnica, com a utilização de tecnologias adaptadas à realidade dos produtores e da região. “Todo esse trabalho garantiu aos proprietários uma produção eficiente e rentável, quebrando o estigma de que propriedades de pequeno porte no semiárido não conseguem ter rentabilidade”, observa Liandro Torres.

Dia de Campo

O evento é organizado em seis estações, que abordarão temas com o intuito de difundir tecnologias adaptadas ao semiárido brasileiro de forma rotativa para o público participante, que é dividido em grupos. Cada estação é composta por uma apresentação de 25 minutos sobre um tema: cuidados com a ordenha, inseminação artificial, manejo de pastagem, produção de forragem, fabricação de queijo e custo de produção.

Em sua segunda edição, o Dia de Campo é promovido pelo IFCE campus de Crateús e pelo Grupo de Estudo em Estratégias de Convivência com o Semiárido de Crateús (GECRAT), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e a Associação de criadores de bovinos de Crateús.

Serviço

II Dia de Campo do IFCE campus de Crateús
Data: Sábado, dia 29 de junho, de 7h às 12h
Local: Fazenda Fulô – distrito de Poti – Crateús-CE
Tema: Técnicas de produção de leite no semiárido brasileiro

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!