Regionais

Projeto Vidas Preservadas realiza encontro em Santa Quitéria

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), promoveu na manhã desta terça-feira, dia 2, encontro do projeto Vidas Preservadas no município de Santa Quitéria. O evento, voltado para prevenção e posvenção do suicídio, foi destinado ao público em geral e aos técnicos municipais e contou comparticipação de representantes dos municípios Santana do Acaraú, Guaraciaba do Norte, Canindé, Crateús e Catunda. 

As palestras contaram com a participação do mestre em Saúde Pública e comandante da Seção de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, José Edir Paixão, e do promotor de Justiça e coordenador do Caopij, Hugo Mendonça. “Ir para o interior é muito importante para ampliarmos ainda mais a repercussão do projeto. Visitar esses municípios potencializa esse envolvimento”, explica Mendonça. A escolha de Santa Quitéria se deu após pedido do próprio município por uma fala sobre o Vidas Preservadas. 

O encontro em Santa Quitéria foi o primeiro de uma série de eventos que o projeto visa realizar no interior do Estado. O próximo destino é Camocim, no dia 5 de agosto, e também contará com o envolvimento dos municípios vizinhos. No mesmo mês, o projeto será apresentado em Mossoró, no Rio Grande do Norte. 

Sobre o Vidas Preservadas 

No ano passado, 48 municípios aderiram ao Vidas Preservadas. Para esse ano, além de ser dada continuidade ao acompanhamento desses primeiros municípios, foram convidados mais 60 municípios para aderirem ao projeto. A missão é contribuir para a prevenção do suicídio no Ceará, através da ação conjunta entre o MP e a sociedade. Para tanto, uma das linhas de atuação envolve capacitações, como, por exemplo, o “Planejamento Estratégico do projeto Vidas Preservadas para os Municípios”. Essa capacitação busca sensibilizar e habilitar gestores e técnicos municipais para construção e aprovação do Plano Municipal de Prevenção, Intervenção e Posvenção do Suicídio.”

(MP-CE)

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Alerta: Conteúdo protegido !!