Regionais

Feiticeiro Fm: Promotor Dr. Hugo Porto diz que prefeitos devem cumprir lei e fiscalizar o trânsito de seus municípios

Dos 184 municípios do Ceará, apenas 20 realizam fiscalização do trânsito com atuação integrada ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Os dados são de um levantamento do Ministério Público do Ceará. Há ainda, 69 cidades que criaram Departamentos Municipais de Trânsito, os chamados DEMUTRANS, que só existem no papel, na prática, são meros agentes fardados que não fiscalizam nada e oneram as folhas de pagamentos das prefeituras. 

Para tentar mudar essa realidade, o Promotor de Justiça Dr. Hugo Porto, está trabalhando o Projeto Municipaliza, objetivando integrar esses municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, e assim fazer com que as prefeituras possam gerir o trânsito de suas cidades de forma completa, assumindo a responsabilidade pela engenharia, fiscalização e educação de trânsito, dentre outras atribuições. 

Dr. Hugo, concedeu entrevista ao Jornal A HORA DA VERDADE da Feiticeiro Fm nesta terça-feira (09) e disse que o MP vai pressionar as prefeituras para que realizem o mais rápido possível a implantação de uma fiscalização, com o objetivo de prevenir vidas, e desafogar os leitos dos hospitais, que hoje são ocupados em sua maioria por pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Na prática esses pacientes, que hora ocupam esses leitos, são pessoas hospitalizadas, resultados de ações de direção perigoso, embriaguez ao volante, alta velocidade e mais uma série de situações que se constata principalmente no interior do Ceará.

O projeto tem como objetivo auxiliar na diminuição das estatísticas de acidentes e mortes ocorridas no trânsito; Assegurar a efetividade do controle e da fiscalização; Contribuir para a arrecadação das receitas legais; Combater a sobrecarga dos recursos de saúde gastos com acidentes evitáveis; Prevenir e agir no enfrentamento de práticas criminosas realizadas por condutores irregulares ou com uso de veículos roubados. Tais situações só poderão acontecer de fato, com a efetiva fiscalização e gerencia do trânsito em cada município.

Ouça e entrevista completa, no player abaixo.

 

 

 

Compartilhe:

Comente com Facebook

Redes Sociais

Feiticeiro Fm