Destaques

Profissionais de saúde propõem criação da campanha Julho Verde no Ceará

Durante a audiência pública que debateu políticas públicas para o câncer de cabeça e de pescoço, realizada na manhã desta segunda-feira (15) na Assembleia Legislativa, a propositora do encontro, deputada Fernanda Pessoa (PSDB), defendeu a instituição do Julho Verde no âmbito do Estado do Ceará.

A campanha, que é a mobilização nacional de prevenção do câncer de cabeça e pescoço , acontece no mês de julho. Dia 27 é considerado o Dia Mundial de Prevenção destas doenças. Para a deputada Fernanda Pessoa, o momento é de chamar a atenção da população sobre a importância de se prevenir e saber detectar sintomas de um possível câncer nestes locais.

“Estamos aqui para debater, ver as demandas e em que o Poder Público e nós como parlamentares podemos ajudar no sentido de chamar a atenção, fazer a divulgação da questão e também formular políticas públicas para a área”, salientou a deputada.

O médico cirurgião Hugo Luz enfatizou a importância de debates para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção a fatores de risco que podem levar a incidência destes tipos de câncer. Segundo o médico, de cada quatro pacientes que realizam cirurgias de cabeça e pescoço para tratamento de câncer, três estão em estágio avançado.

“Os principais fatores de risco são o tabagismo, o consumo de bebida alcoólica, além do vírus HPV, que é de transmissão sexual, e hoje em dia há vacina para a sua prevenção. Precisamos fazer com que as crianças e os adolescentes sejam vacinados de maneira correta, pois é um fator preventível”, destacou Hugo Luz.

Para o médico João Paulo Holanda, houve uma mudança no perfil dos pacientes de câncer de cabeça e pescoço. “Historicamente era uma doença de pacientes mais velhos, mas de alguns anos para cá tem havido uma mudança neste perfil. Embora permaneçam o cigarro e o álcool como fatores predominantes, o vírus HPV tem se tornado cada vez mais frequente”, apontou.

A vice-presidente da Associação Nossa Casa, Daniele Castelo, ressaltou a necessidade de unir as forças de todas as associações do País em prol da mensagem do Julho Verde. Ela defendeu ainda que haja capacitação de equipes multidisciplinares no Estado para o tratamento dos pacientes.

“Como um instituto de apoio a pessoas com câncer, mobilizamos todos em prol desta campanha, que este ano tem como lema ‘o câncer tá na cara, mas às vezes você não vê’, para que todos tenham a mesma voz, e a mensagem da campanha chegue a todos”, assinalou Daniele Castelo.

Estiveram presentes ainda à audiência os fonoaudiólogos Jorge Moreira e Cláudia Belém; a voluntária do Grupo de Apoio a Laringectomizados (GAL), Ana Pimentel; entre outras autoridades.

(Agência AL)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!