Regionais

Aos 90 anos, idoso exerce cidadania e procura Cartório Eleitoral de Tamboril para fazer a biometria

Gonçalo Vieira do Nascimento, tem 90 anos e mora no Distrito de Sucesso, em Tamboril. No início do mês de julho, ele compareceu ao Cartório Eleitoral do município, para fazer o cadastro biometrico. Apesar de serem eleitores facultativos, os idosos acima dos 70 anos que desejarem continuar a exercer o direito ao voto devem fazer o cadastro biometrico.

No entanto, por serem eleitores facultativos, os idosos acima dos 70 anos não deverão sofrer as consequências decorrentes do cancelamento do título, a exemplo da suspensão do passaporte, CPF, aposentadorias, benefícios federais e etc. 

A biometria, é obrigatória para todos os eleitores, inclusive os facultativos (maiores de 16 e menores de 18 anos, acima dos 70 anos e analfabetos), que também terão seus títulos cancelados, caso não realizem o procedimento até o dia 27 de setembro.

Atendimento

O eleitor pode fazer o cadastramento biométrico em um dos postos de atendimento na capital e no interior. O agendamento está disponível pelo telefone 148 ou através do site do TRE-CE.

Na data e hora agendados, ele deve levar documento de identificação oficial e comprovante de residência recente, além do título de eleitor, se tiver. O procedimento é simples e rápido.

Biometria

A biometria é o procedimento de coleta das impressões digitais com atualização dos dados cadastrais. Além de reforçar a segurança da identificação do eleitor na hora do voto, uma vez que as digitais de cada um são únicas, é uma oportunidade para a Justiça Eleitoral realizar a depuração do cadastro, excluindo os eleitores que não comprovaram vínculo com o respectivo município. Em Fortaleza, [é obrigatória desde fevereiro deste ano e se dará até novembro de 2019.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!