Regionais

Ipaporanga conquista nota máxima no índice de qualidade do meio ambiente

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) divulgou na última terça (25) as notas referentes ao Índice Qualidade Municipal (IQM) dos municípios cearenses. Na lista revelada pela Pasta, Ipaporanga apresenta a nota máxima: 1,0. Vale destacar que esta é a maior nota já obtida pelo município pertencente à Região dos Sertões de Crateús (0,3 em 2017 e 2018; e 1,0 em 2019).

É importante salientar que o Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM) configura-se como um dos critérios de repartição do montante do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado do Ceará para os municípios. Conforme o decreto n° 29.306, de 5 de junho de 2008 – que estabelece os critérios do IQM – são destinados 2% do ICMS para os municípios que atendem aos critérios do IQM.

Cabe ressaltar que esta divisão ocorre de maneira sistemática, haja vista que o repasse caracteriza-se como proporcional à nota alcançada por cada município. Neste ensejo, vale destacar que a excelente pontuação alcançada por Ipaporanga resulta do trabalho realizado pela atual Gestão, pautada na execução de iniciativas que viabilizam o desenvolvimento ambiental.

De acordo com o Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Irismar Peres, a visita dos técnicos do Governo do Estado certificou o êxito no gerenciamento de resíduos promovidos pela administração do Prefeito Toinho Contábil.

“Temos um cronograma fixo de coleta seletiva na Sede e nos distritos. Por sua vez, também realizamos o plantio contínuo de mudas nativas, em especial o Ipê. A partir destas ações, proporcionamos mais qualidade de vida à população local, à mediada que oportunizamos a preservação ambiental em nosso município”, conclui.

(Redação do Blog Por Marcelo Chaves)

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Alerta: Conteúdo protegido !!