Destaques

Alunos da UFC de Crateús tem trabalhos aprovados para Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional

Alunos do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará – Campus Crateús tiveram trabalhos aprovados no LI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2019). O evento, que será realizado de 2 a 6 de setembro de 2019, em Limeira (SP), é promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional e congrega anualmente especialistas da academia e da indústria com atuação de destaque no cenário nacional e internacional.

Os artigos aprovados são provenientes dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e estudos realizados no grupo de pesquisa GOHaN, do Campus da UFC em Crateús. O grupo atua em quatro grandes áreas que definem seu nome, gerando conhecimento e formando recursos humanos com temas ligados a Teoria dos Grafos, Otimização Combinatória, Teoria da Computação, Heurísticas e Redes de Computadores.

Marcus Vinicius Martins Melo, concluinte do período letivo 2019.1, foi orientado pelos professores Rennan Ferreira Dantas e Luiz Alberto do Carmo Viana, e teve o trabalho “Um Algoritmo Exato para o Problema da Biclique Induzida Balanceada Máxima com Partições em Cliques e Bonecas Russas” aprovado para a seção oral do evento.

Para o Prof. Rennan, “a pesquisa do Marcus já se iniciou desafiadora, uma vez que ele estudou técnicas que geralmente não são abordadas na graduação. O objetivo era combinar essas técnicas para desenvolver um algoritmo eficiente para um problema com aplicações no nosso dia a dia, como, por exemplo, o sistema de recomendações de filmes e séries utilizado por serviços de streaming. Num segundo momento, o próprio Marcus percebeu que a estratégia traçada inicialmente para abordar o problema não funcionaria. Ao invés de se abalar com a constatação, ele investigou por conta própria e encontrou uma outra técnica que, combinada com outras, conseguiu bons resultados para o problema que estudamos. Dessa forma, o Marcus encarou e superou com propriedade os desafios da pesquisa científica.”

O aluno Bruno Teixeira de Sousa, cujo trabalho “Um Modelo de Programação Inteira Aplicado ao Problema de Alocação de Salas da Universidade Federal do Ceará – Campus Crateús” foi aprovado para seção de pôsteres, e o aluno Paulo Henrique Sousa de Araújo, autor do trabalho “Uma abordagem Híbrida Exata-Heurística Aplicada ao Problema do Ciclo Mediano sem Restrições de Capacidade”, aprovado para a seção oral do evento, foram orientados pelos professores Lisieux Marie Marinho dos Santos Andrade e Luiz Alberto do Carmo Viana.

A Profª Lisieux destaca que “os trabalhos desenvolvidos apresentam elevadas contribuições. O Bruno desenvolveu uma solução para o Problema de Alocação de Salas, contextualizado às características do campus, que exigiu dele uma dedicação maior na compreensão das atividades administrativas adotadas pelas coordenações de curso e a transposição destas em um modelo matemático. Para além disto, aplicou um algoritmo exato para validação do modelo, construiu um gerador próprio de testes (instâncias) e desenvolveu um algoritmo heurístico para o problema. Já o Paulo abordou de forma inédita o Problema do Ciclo Mediano sem Restrições de Capacidade, aplicando um procedimento híbrido com duas técnicas da área da Pesquisa Operacional (exata e heurística), e revelou resultados promissores, uma rica investigação bibliográfica e análise profunda dos trabalhos relevantes da literatura. Como docente, fico contente com os resultados alcançados em um ano de pesquisa; isto revela o potencial do ensino e dos alunos que possuímos no Campus da UFC em Crateús.”

Para o Prof. Luiz Alberto, coorientador dos três trabalhos, “esse momento é uma oportunidade de muito incentivo para a pesquisa acadêmica no Interior. É muito gratificante poder ajudar nossos estudantes a ingressar na pesquisa acadêmica e poder fazer parte do momento em que celebram suas primeiras publicações. Esperamos que o êxito de nossos orientandos seja o incentivo necessário para que outros estudantes busquem pela pesquisa.”

Ajuda para a viagem

Como o evento será realizado na cidade de Limeira, em São Paulo, os estudantes organizaram um Vaquinha Online para viabilizar a viagem e, assim, participarem do evento. As contribuições podem ser feitas até dia 20 de agosto.

(Com ASCOM)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!