Destaques

Governo do Ceará lança Concurso de Redação para alunos das escolas públicas estaduais

Desenvolver uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode fazer a diferença para o ingresso no ensino superior. Com esse objetivo, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, promove o Concurso Redação Enem: chego junto, chego a 1.000! Nesta terça-feira, dia 27, a ação foi lançada, por meio de transmissão ao vivo pelas mídias sociais da Seduc (Facebook e Instagram), direto da Escola Dr. César Cals, em Fortaleza.

A ação é destinada aos alunos da 3ª série e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio das escolas públicas estaduais cearenses. A iniciativa tem como finalidade selecionar e premiar as produções, como forma de fomentar a adequada redação de texto na modalidade dissertativo-argumentativa, de acordo com o exigido no Exame.

Matheus Roberto Fonseca, de 17 anos, quer cursar História na universidade, afirmando ter identificação com a disciplina, além do desejo de ensinar. “Pretendo ser professor e gosto dessa área. Acho muito importante esse concurso, por promover o desenvolvimento da escrita. A redação não é só uma prova, mas um conhecimento que nos ajuda a expressar melhor o nosso pensamento em forma de texto”, revela o jovem.

Vitória Laura Almeida, de 16 anos, sonha ser médica e acredita que o apoio recebido na escola fará a diferença na conquista do resultado. “Nossa preparação na escola é bastante focada. Em quase todos os dias da semana temos nossas agendas ocupadas com aulas no contraturno, direcionadas às áreas de mais dificuldade. Minha escola me mostra que tenho potencial para escolher esse curso. Na parte da redação, gosto muito de escrever. Achei excelente essa ideia do concurso porque nos incentiva a escrever e aprender mais. São muito bem-vindas essas ideias da Secretaria”, avalia.

Inscrições

De acordo com o regulamento, será considerada como inscrição do aluno ou da aluna o envio das redações ao processo de correção e pontuação por meio do Portal Aluno Online (http://aluno.seduc.ce.gov.br), no período de 28 de agosto a 2 de outubro de 2019.

Os temas e textos motivadores necessários para a elaboração da redação estarão disponíveis às quartas-feiras, nos dias 28/08 (1ª), 04/09 (2ª), 11/09 (3ª), 18/09 (4ª) e 25/09 (5ª). O assunto oficial da Redação será escolhido por sorteio na data de 27 de setembro de 2019. O tema sorteado terá divulgação imediata por meio do Portal Aluno Online.

Premiação

O certame tem três fases: escolar, regional e estadual. Na primeira, os textos serão avaliados no âmbito das unidades de ensino. O autor da redação melhor avaliada de cada escola receberá menção honrosa, além de seguir para a etapa seguinte, de abrangência das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). O texto com melhor qualificação em cada regional será premiado com a publicação em livro e o autor receberá um smartphone, além de ser classificado para o momento posterior. Na sequência, a fase estadual terá uma banca, composta por uma comissão de professores, que elegerá as três melhores redações, cujos autores receberão um notebook.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!