Destaques

Cadastramento biométrico, os impactos para quem não fizer que vão além do eleitor

Justiça Eleitoral do Ceará olha preocupada números referentes ao comparecimento do eleitor aos postos de atendimento para cadastro e recadastro biométrico. Para as eleições municipais de 2020, se estipulou como meta a revisão de todo o eleitorado do Estado. Só em Fortaleza, 16 postos de atendimento foram disponibilizados, com capacidade de contemplar 4 mil eleitores por dia. Entretanto, em média, 3 mil pessoas procuram o serviço.

“No ritmo que vai, não será possível atingirmos a meta”, lamenta o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Haroldo Máximo, sobre os 906.410 eleitores sem biometria até a última sexta-feira (13) no Estado, e a aproximação do prazo final para os cadastros, 29 de novembro. Para o ciclo 2019-2020, a revisão biométrica é obrigatória na Capital e em mais 54 municípios.

O documento é atrelado, por exemplo, à participação em concursos públicos, contração de empréstimos bancários e, até mesmo, recebimento de assistência social, caso do Bolsa Família.

Apesar dos esforços de divulgação empregados pelo TRE-CE, a falta de informações ainda influencia o não-comparecimento de eleitores. A fila da unidade móvel de atendimento, no Parque das Crianças, foi um achado para a comerciante Antônia Ferreira, 54 anos. “Foi perguntando, e até achei bom: vim resolver uma coisa resolvi outra.” A mulher acompanhava a filha, que passou em matemática na Universidade Estadual do Ceará (Uece), e necessita do documento para se matricular.

Coordenadora do cadastro eleitoral do TRE-CE, Lorena Belo ressalta que a estratégia de descentralizar os postos (ver infográfico) não foi suficiente para que se obtivesse melhor resultado. Porém, como a procura permanece aquém do disponível, novos postos não serão instalados.

Em vez disso, está previsto um mutirão no Centro de Eventos do Ceará, nos dias úteis de 11 a 29 de novembro. “Serão mais 120 guichês de atendimento num dos salões.” Segundo ela, os 16 pontos de biometria totalizam 108 guichês. Neste período, para guichês da central de atendimento do TRE da Praia de Iracema e da unidade móvel serão desativados.

Por que é necessário?

1. Obter passaporte

2. Tirar carteira de identidade

3. Renovar matrícula no ensino público

4. Inscrever em concurso público

5. Tomar posse em cargo público

6. Receber salário público

7. Empréstimo bancário

8. Ser beneficiário de programas assistenciais (bolsa família, por exemplo)

O que é necessário levar?

1. Documento de identificação oficial com foto;

2. Comprovante de endereço atualizado;

3. Título de eleitor, caso tenha;

4. CPF, caso tenha.

O atendimento pode ser agendado pelo número de telefone 148 ou pelo site do tre-ce.

(Com O POVO)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!