Destaques

Mais de 100 casos de sarampo são notificados no Ceará

No Ceará, 130 casos de sarampo foram notificados este ano. Vinte e cinco informados em apenas duas semanas. De acordo com a Secretaria da Saúde, houve quatro confirmações por exame laboratorial – todas são casos importados, 95 notificações descartadas e 31 ainda estão em investigação. A cobertura vacinal infantil do Estado apresentou baixa em agosto: Campanha Nacional de Vacinação acontecerá nos meses de outubro e novembro. No Brasil, já são 4.476 confirmações da doença, 97% só em São Paulo.

De acordo com o calendário vacinal rotineiro, crianças com 12 meses tomam a vacina Tríplice Viral – Dose 1 (D-1) e aos 15 meses tomam a Dose 2 (D-2). Em janeiro, a cobertura da D1 era de 116%, em agosto baixou para 96%. A D-2 passou de 94% para 79% no mesmo período. A segunda dose da vacina aumenta as chances de a criança estar realmente imunizada. Diante do aumento dos casos, a Dose Zero passou a ser oferecida nos postos de saúde, voltada para bebês entre seis meses e um ano.

Em outubro e novembro, Ministério da Saúde (MS) realizará a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A estratégia, conforme o MS, é interromper a circulação do vírus no País. Os públicos serão crianças de seis meses a menores de cinco anos; além de adultos entre 20 e 29 anos. O primeiro corresponde a 27% dos casos confirmados, enquanto o segundo soma 32%.

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Primeira Etapa

7 a 25 de outubro

Dia D – 19 de outubro

Público alvo: crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)

Segunda Etapa

18 a 30 de novembro

Dia D – 30 de novembro

Público alvo: população de 20 a 29 anos de idade.

(O POVO)

 

Compartilhe:

Comente com Facebook

Redes Sociais

Feiticeiro Fm