Destaques

MPCE realiza palestras nos municípios de Parambu e Tauá

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), realiza, nos próximos dias 26, às 15h, e 27 de setembro, às 8h30, duas palestras do Programa de Proteção e Defesa dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (Propoa) nas cidades de Tauá e Parambu. Os encontros têm como intuito orientar os consumidores, produtores e comerciantes sobre a importância de produzir e consumir alimentos seguros, com a finalidade de garantir e preservar a saúde dos consumidores.

As palestras serão realizadas pela especialista em vigilância em saúde e epidemiologia e membro da Comissão de Inspeção e vigilância sanitária do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Adrianne Paixão. A veterinária ressalta a importância desses encontros serem realizadas em ambientes educacionais nessas cidades. “Com isso, a gente também acaba formando multiplicadores da informação, ampliando a divulgação do Propoa fazendo com que mais consumidores sejam atingidos com aquela informação e não somente aqueles que vão participar da palestra”, declarou Adrianne. A equipe do Decon também estará presente para orientar consumidores e fornecedores sobre a importância do consumo saudável dos produtos de origem animal e os riscos de consumir um produto inadequado.

A importância da qualidade e inspeção sanitária dos produtos de origem animal, a legislação, a responsabilidade do produtor e do consumidor e a importância da aprovação e instalação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem animal serão temas tratados durante o encontro, além de dicas para os consumidores sobre como armazenar e transportar esses produtos durante a compra.

Sobre o projeto

Com viés educativo, o Propoa foi lançado em 4 de setembro de 2018 e tem como objetivo orientar os consumidores, produtores e comerciantes sobre a segurança dos alimentos de origem animal e a correta procedência e identificação dos produtos, visando à integridade da saúde da população e a diminuição da incidência de produtos de origem animal clandestinos no Ceará. No ano passado, foram realizadas palestras em Camocim, Caucaia, Fortaleza, Granja, Limoeiro do Norte, Maranguape e Morada Nova.
A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará (Seapa), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE).

SERVIÇO
Palestras do PROPOA em Parambu e Tauá
Data: 26 de setembro, às 15h (Tauá)
Onde: IFCE – Campus Tauá (Rua Antônio Teixeira Benevides 1, Planalto dos Colibris
Data: 27 de setembro, às 8h30 (Parambu)
Onde: EEEP Joaquim Filomeno Noronha

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm