Regionais

Depois de cursar Matemática no IFCE de Crateús, estudante ingressa em mestrado em Portugal

Partir do interior do Ceará para cursar mestrado no exterior. Este é o sonho realizado por Ana Caroline Almeida da Silva, egressa do curso de licenciatura em Matemática do IFCE campus de Crateús, que acreditou e investiu no ingresso na pós-graduação na Universidade de Aveiros, em Portugal. E a estudante já faz planos para novos desafios.

Ana Caroline conta que teve de se esforçar para garantir o primeiro lugar na seleção a fim de ter direito a bolsa na Universidade, necessária para que pudesse participar do curso. “Imaginava como eu, do interior do Ceará, iria concorrer com tanta gente para um mestrado em outro país? Poderia até passar, mas ficar em primeiro lugar, achava que não”, revela. Além desse desafio superado, ainda teve de concorrer à residência universitária. “Consegui a vaga e aqui estou, morando dentro da universidade”, relata a mestranda, empolgada.

Para ela, o currículo acadêmico favoreceu sua aprovação. Além da participação no Congresso Nacional de Educação (Conedu) em 2017, teve dois artigos publicados no evento. “Agradeço ao professor Jucivânio Félix e aos outros professores da Matemática na época, que contribuíram para que eu pudesse participar desse evento”, lembra. “O ensino que recebi no Instituto Federal me fez ter um histórico com disciplinas muito boas que estão me fazendo acompanhar o mestrado”, avalia.

Planos

Ana Caroline admite que seus planos para o futuro ainda estão indefinidos. “Meu sonho mesmo é concluir o mestrado, voltar para o Brasil, estudar bastante para conseguir passar num concurso do IFCE”, conta, acrescentando: “E voltar para o campus que me formei não mais como aluna, mas como professora”.

Fundada em 1973, a Universidade de Aveiro é um estabelecimento de ensino superior público em Portugal, sediado na cidade de Aveiro. Para além dos cursos de licenciatura, realiza oferta de especialização, mestrado e doutorado. A instituição é referência também em pesquisa, na qualidade do corpo docente e de infraestrutura, figurando com destaque em rankings portugueses e internacionais.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Redes Sociais

Feiticeiro Fm