Destaques

Feira Cearense da Agricultura Familiar movimenta a economia solidária

Desta quinta-feira (24) a domingo (27), a Secretária de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) realizam, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, a 12ª edição da Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf). O evento reúne 300 expositores de todas as regiões do estado que oferecem ao público de 25 mil pessoas: boas histórias e produtos saudáveis a um preço acessível.

O evento reunirá uma diversidade de produtos orgânicos da agricultura familiar, além de exposição e venda de animais, artesanatos, casa de farinha e engenho, concurso leiteiro, apresentações culturais, shows musicais com Ítalo Poeta, Iara Pâmela e Anthony Carvalho, Bete Nascimento, Os Januários, Cacimba de Aluá e muito mais. A entrada é gratuita.

“Quem visitar a Feceaf conseguirá conhecer um pouco mais do campo, sem sair da cidade”, comenta o secretário de Política Agrícola da Fetraece, José Francisco de Almeida Carneiro. Segundo ele, a entidade sindical que representa trabalhadores e trabalhadoras rurais de 183 municípios cearenses comemora a Década da Agicultura Familiar, lançada neste ano pelas Nações Unidas.

Para o secretario do Desenvolvimento Agrário, De Assis, a Feceaf desempenha um papel importante no fortalecimento e ampliação da visibilidade da agricultura familiar. “O mais importante é que, entre 24 e 27 de outubro, faremos bons negócios: levando mais renda para os nossos agricultores familiares e fortalecendo a economia do Estado”, pontua.

A Secretaria impulsiona a produção da agricultura familiar através dos projetos São José, Paulo Freire e por meio de parcerias com o governo federal.

Histórico

A Feceaf teve início em 2008 quando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que contava com governador Camilo Santana como secretário da pasta na época, fecharam parceria para o fortalecimento da cultura dos homens e mulheres do campo.

O evento conta com o apoio de entidades como IDEF, Ematerce, os 183 sindicatos municipais filiados a Fetraece, Contag, CUT-CE, Cooperbio, Cealtru, Unicafes Ceará, Rede Cearense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Receater) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

Cópia de conteúdo proibida!