Segurança

Grupo suspeito de ações criminosas contra instituições bancárias é capturado

Um grupo criminoso especializado em furtos em caixas eletrônicos foi capturado por equipes das forças de segurança do Estado do Ceará. Quatro suspeitos, sendo dois de outros estados, foram presos enquanto praticavam a ação criminosa. Os infratores foram descobertos após levantamentos de agentes da Assessoria de Inteligência (Asint) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A ofensiva contou com a participação de policiais do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (Bepi) do Comando de Polícia de Choque (CPChoque); militares do Policiamento Ostensivo Geral (POG) da Caucaia e de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A ação ocorreu nessa quinta-feira (24), no município de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11).

O trabalho policial teve início após equipes da Asint receberem informações de polícias de outros estados, informando que criminosos estariam vindo de São Paulo para Fortaleza, com o intuito de realizar ações criminosas contra uma instituição bancária. As informações recebidas indicavam que o grupo já havia realizado crimes contra instituições bancárias do Estado da Bahia.

Os dois suspeitos que chegaram de São Paulo, posteriormente identificados como Marcos Gerson dos Santos Pedroso (46) e Diego de Souza Silva (31), ambos sem antecedentes no Ceará, se dirigiram à Praia de Iracema, onde almoçaram em um restaurante e encontraram outro homem, que repassou um veículo, modelo Ônix, para ser utilizado pelos suspeitos. A dupla seguiu em direção ao bairro Luciano Cavalcante, onde ficaram parados na frente de um imóvel, onde encostou um carro, modelo Gol.

No outro carro se encontrava Matheus Cunha Moreira (24), com passagens por crime ambiental, que desceu do veículo e ficou conversando com os ocupantes do Ônix. Na sequência, o trio foi até a residência de André Pinho Frota Freire (36), que se juntou aos demais, entrando no veículo Gol. O grupo começou a dirigir na direção do município de Caucaia. Os policiais seguiram os carros dos criminosos, solicitando apoio de outras equipes policiais. Quando os agentes de segurança chegaram a uma rotatória, já em Caucaia, deram voz de parada a ambos os veículos, porém os indivíduos se evadiram em alta velocidade, realizando manobras perigosas, forçando a ultrapassagem entre os carros, gerando risco de vida para as demais pessoas que estavam na via.

Em uma das manobras, o veículo Ônix capotou na BR-020, no Parque Potira. Mesmo com o acidente, os ocupantes do veículo capotado tentaram se evadir, mas a comunidade informou o sentido que eles fugiram. A dupla paulista Marcos Gerson e Diego de Souza foi abordada pela equipe de motopatrulhamento do policiamento ostensivo geral de Caucaia. O veículo Gol seguiu em outra direção, mas foi abordado pelo Bepi, quando foram presos dois cearenses.

Indagados sobre os planos do grupo, os paulistas revelaram que os dois cearenses, no caso, André Pinho e Matheus Cunha, estariam encarregados de instalar equipamentos nos caixas eletrônicos para captar senhas, fato que teria sido realizado na segunda e terça feira (21 e 22), em uma cidade do interior do Estado. Os comparsas paulistas tinham a função de abrir os caixas e cortar os cadeados dos caixas eletrônicos para furtar o dinheiro das instituições.

Na casa de um dos suspeitos, os policiais apreenderam um equipamento de captação de senhas bancárias. Diante dos fatos, os quatro suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foram autuados por furto e associação criminosa. Marcos Gerson, que guiava o veículo Ônix, e Matheus Cunha, que dirigia o Gol, ambos gerando perigo e situação de risco à incolumidade pública ou privada, também foram autuados por crimes de trânsito. Diversos equipamentos utilizados para a prática criminosa foram apreendidos, além dos dois veículos utilizados na ação.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!