Regionais

Incêndios continuam na zona urbana e população reclama de transtornos à saúde em Tamboril

Há mais de duas semanas, os moradores e vários bairros da cidade de Tamboril convivem com um problema até agora sem solução: As queimadas constantes. A população sofre com os efeitos causados pela fumaça que invade casas e expulsa moradores. Muitos dizem que já não sabe a quem recorrer.

Na semana passada, uma criança de aproximadamente dois anos sofreu problemas de saúde devido um fogo próximo à rua onde ela reside. Vizinhos disseram que a fumaça vinha de um roçado próximo à sede do município. “Já era mais de 14h quando eu comecei a sentir um cheiro forte de fumaça dentro de casa, sai pra fora e quanto eu vi a fumaça estava próximo lá de casa” disse uma moradora do Cohab, tradicional bairro de Tamboril.

A fumaça provoca problemas respiratórios. Crianças e idosos são os mais afetados. Alguns moradores relataram que este ano o número de queimadas na zona urbana aumentou consideravelmente. Os incêndios em sua maioria são de terrenos baldios e particulares. A constatação que se tem, é que os donos desses terrenos na intenção de limpar o local, colocam fogo na mata seca e não se atenta para as providências que obrigatoriamente devem ser tomadas.

Na tarde desta sexta-feira (15), o novo alvo foi o Bairro Monte Azul. A fumaça de um fogo próximo a uma rua invadiu casas. Moradores registraram a reclamação em tempo real no Jornal A HORA DA VERDADE da Feiticeiro Fm. Alguns ligaram para a emissora e disseram que estavam fora de casa por conta da nuvem de fumaça.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que o mês de outubro registrou queimadas em 140 municípios do Ceará. Esse é o maior número de focos de incêndio dos últimos 10 anos para este intervalo mensal.

A previsão é que novembro possa registra um percentual semelhante. Segundo especialistas, o mês de novembro deve manter a tendência de altos índices. Os registros do INPE já apontam para mais de 100 casos em todo o Estado.

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Alerta: Conteúdo protegido !!