Regionais

Crateús ganhará quatros defensores públicos para atendimento à população

Pela primeira vez, a cidade de Crateús, localizada na região do Sertão dos Inhamuns do Ceará, receberá quatro defensores públicos. A ação está agendada para a próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, quando será inaugurada a nova sede da instituição no município. A solenidade acontecerá a partir de 16h, na sede da instituição no bairro São Vicente, na sede do município.

A chegada dos defensores ao município só foi possível após a convocação em setembro deste ano de 35 novos defensores públicos, possibilitando a ampliação dos serviços da Defensoria Pública. De acordo com Mariana Lobo, defensora pública geral do Ceará, com a ampliação para 349 defensores públicos novas cidades passaram a contar com o órgão, a exemplo de Crateús, São Gonçalo do Amarante, Trairi e Mauriti. “Priorizamos o adensamento populacional no interior, em cumprimento a Emenda Constitucional 80/2014, que visa o preenchimento de defensores em todas as comarcas. São cidades importantes que nunca tiveram Defensoria Pública ou ficaram muitos anos sem a assistência jurídica gratuita. Com esse novo aporte, conseguimos ampliar os serviços da Defensoria Pública para 77% da população do estado e todas as cidades acima de 45 mil habitantes passaram a ter um defensor público no Ceará”, revelou Mariana Lobo.

Em Crateús, a Prefeitura cedeu o edifício em que funcionava o Ministério do Trabalho e colaboradores para auxiliar no trabalho diário dos defensores públicos. O prédio possui 754 metros quadrados de área construída, com gabinetes individualizados para os defensores, recepção, auditório, sala para mediação, copa, almoxarifado, banheiros e estacionamento. “Em termos de servir a população da nossa cidade, a instalação da Defensoria Pública em Crateús significa tudo, porque a população mais carente tem dificuldade em acessar a justiça. A chegada da Defensoria aqui em Crateús era uma necessidade antiga e com essa inauguração estamos oferecendo todo o conforto necessário para os defensores, sedendo um prédio adequado e com segurança. Somos gratos ao poder executivo, à Assembleia Legislativa e à gestão da Defensoria Pública em incluir a nossa cidade nas que foram contempladas com a nomeação de defensores públicos no Estado. Eu acredito que os defensores que estão chegando vão trabalhar bastante, porque aqui encontrarão muitas demandas, vamos tentar dar todo o suporte necessário, se for preciso vamos fazer um mutirão de análise dos processos, estamos à disposição para ajudar no que for preciso, porque a chegada da Defensoria Pública é um avanço muito importante para a nossa cidade”, destacou o prefeito Marcelo Ferreira Machado.

Para a defensora geral Mariana Lobo, a sede fixa demarca ainda mais a atuação da Defensoria para a população do interior. “Somos a porta de entrada das pessoas no sistema de justiça, por isso as pessoas se identificam e passam a conhecer nossa atuação ainda mais. Isso é importante para que a Defensoria cresça, dialogando sempre com os demais órgãos públicos, uma parceira na perspectiva de construir pontes e caminhos para sedimentar o acesso à justiça de modo amplo”, afirma Mariana.

Ampliação no interior – Ao longo de quatro anos, a Defensoria Pública promoveu a inauguração de sedes fixas em diversas cidades. Em 2015, a instituição dispunha apenas de seis sedes no interior e nos quatro anos seguintes, foram oito novos núcleos inaugurados nas cidades de Beberibe, Camocim, Canindé, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Pacatuba e Quixeramobim. Além destas, Crato e Sobral receberam novas sedes, ampliando a capacidade do atendimento. Dessa forma, a Defensoria Pública do Ceará saltou para 14 novos espaços em municípios do interior, ampliando as sedes do interior em 166%.

Serviço

Inauguração da sede da Defensoria em Crateús
Data: 25 de novembro de 2019
Horário: 16h
Rua Dr. Antônio Catunda, 599 – bairro São Vicente.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Redes Sociais

Feiticeiro Fm