Regionais

Artesanato produzido em Tamboril se torna referência no Ceará

Dedicação e muito trabalho, são os ingredientes das peças de artesanatos expostas no Centro de Artesanato de Tamboril. O local reúne a produção de dezenas de artesãs do município. A arte em crochê deu vida a TamboriArt, uma entidade que agrega valor ao trabalho e oportuniza que as artesãs possam expor seu trabalho em vários estados nordestinos.

Pouco valorizado na terra em que é produzido, o artesanato de Tamboril foi escolhido para decorar a campanha natalina da Praça Luíza Távora, no bairro Aldeota, na capital Fortaleza. Que se depara com árvores revestidas com crochê, ora brancas, ora coloridas, não sabe que a maioria dessas obras foram construídas a mãe por mulheres tamborilenses que mantém uma tradição em produzir qualidade e arte. 

Segundo Aradene Rodrigues, uma das responsáveis pelo centro onde as artes são expostas, o trabalho é árduo, feito com dedicação e muito amor. Ela lembra que devido a qualidade das peças, a TamboriArt tem sido constantemente convidada para expor fora do Estado, representando o Ceará. Esse convite é uma clara demonstração do quanto o trabalho em Tamboril se tornou uma referência para o Estado.

Ela ressalta que a venda ainda é pequena no município, mas que as encomendas que chegam ao espaço, ajudam na comercialização do trabalho e na garantia de uma renda extra para as famílias envolvidas no trabalho. Fruto de tudo isso, as artesãs conquistaram a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a partir de uma iniciativa do Governo do Estado.

Ouça abaixo a entrevista concedida a Feiticeiro Fm.

Galeria de Imagens

 

 

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!