Destaques

Ceará segue com cenário favorável para chuvas até quarta-feira

O Ceará segue com cenário favorável a chuvas até a próxima quarta-feira (29), pelo menos. Este cenário foi previsto durante análise das atuais condições de tempo e resultados de modelos numéricos utilizados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Entre hoje e esta terça-feira (28), os meteorologistas indicam expectativa de precipitações no norte do Nordeste, principalmente em áreas do interior do Ceará. O motivo de tal aumento da chuva é a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de umidade que está atuando na porção sul da região. Além disso, a Funceme observa que os ventos alísios tendem a convergir entre o Ceará o Rio Grande do Norte , aumentando a instabilidade na região.

Ainda entre o fim da tarde e a noite desta segunda-feira, há chances de chuvas expressivas no noroeste do Ceará devido a movimentação de áreas de instabilidade. Já amanhã, todo o Estado deve ficar favorável, assim como na quarta.

Especificamente para Fortaleza, precipitações deverão voltar com maior força também nos próximos dias. A expectativa é que os acumulados se concentrem entre o período entre a madrugada e a manhã.

Dados

No intervalo entre as 7h deste domingo (26) e as 7h desta segunda, a Funceme registrou chuvas em, pelo menos, 40 municípios. Os maiores acumulados foram em Barroquinha (78 mm), Granjeiro (77 mm) e Camocim (57,2 mm).

Rajadas

Após o domingo de ventos fortes em determinados municípios do Ceará, ontem, chegando aos 59,4 km/h em Sobral e 55 km/h em Quixeramobim, novas rajadas foram registradas na tarde desta segunda, porém, com impactos menores.

A maior foi de 47,5 km/h em Tianguá, na Ibiapaba. Já em Sobral, Jaguaruana e Quixeramobim, o aumento repentino na velocidade dos ventos atingiu cerca de 40 km/h.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm