Regionais

Chuvas atingem 177 municípios do Ceará

A alegria do homem do campo continua alta por conta das chuvas que banham o Ceará. Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), apontam chuvas em 177 municípios, no intervalo entre esta terça e quarta-feira (05).

Segundo órgão, as chuvas atingiram todas as regiões do Estado. Em alguns municípios, constatou-se chuvas em quase toda a extensão territorial. Açudes de pequeno e médio porte já começaram a sangrar. Os reservatórios monitorados pela Cogerh, também já começam a receber significativos aportes de água.

As dez maiores chuvas por município foram: Amontada (Posto: Icarai De Amontada): 133.0 mm; Cedro (Posto: Varzea Da Conceição): 119.0 mm; Paraipaba (Posto: Paraipaba): 105.2 mm; Trairi (Posto: Fazenda Lages): 105.0 mm; Paracuru (Posto: Jardim Do Meio): 98.0 mm; Cascavel (Posto: Guanaces): 96.0 mm; Acaraú (Posto: Aranau): 95.0 mm; Barro (Posto: Cuncas): 90.0 mm; Crato (Posto: Crato): 89.4 mm e Juazeiro Do Norte (Posto: Juazeiro Do Norte): 88.0 mm

As precipitações mais recentes têm sido provocadas por áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Caracterizada por uma extensa banda de nuvens, esse sistema é o principal indutor de precipitações nesta época do ano no Ceará e no norte do Nordeste. Quanto mais próximo da costa, mais favorável é condição.

Para os próximos dias a previsão é de mais chuvas no Estado. Segundo a Funceme, todas as regiões estão sob tendência de chuvas isoladas, mas com acumulados expressivos, principalmente no centro-sul.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm