Destaques

Campanha contra o Sarampo pretende vacinar mais de 131 mil jovens no Ceará

Começa nesta segunda-feira, em todos os 184 municípios do Ceará, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Deverão se vacinar crianças e jovens dos 5 aos 19 anos de idade, que nunca tomaram nenhuma dose, têm registrado apenas uma, perderam o cartão ou não lembram se estão com esquema vacinal completo. A vacina está disponível nos postos de saúde.

A transmissão do sarampo ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus. É uma doença altamente contagiosa. “O objetivo é realmente alcançar quem nunca tomou a vacina ou está com esquema incompleto”, reforça Ana Rita Cardoso, assessora técnica da Secretaria da Saúde do Estado.

Estima-se que hajam aproximadamente 131.472 mil pessoas não vacinadas no Ceará, segundo o Ministério da Saúde. “Não temos registros de casos no Estado, mas em algumas regiões do País, principalmente sul e sudeste, ainda há indícios de surtos ativos. A fácil transmissão da doença é preocupante, por isso é fundamental garantir que o Ceará tenha um bom número de pessoas vacinadas”, reforça a assessora.

Campanha

A campanha atual tem como foco a imunização de crianças com 5 anos e jovens até 19 anos. A ação é complementar as anteriores que contemplaram outras faixas etárias. “O objetivo é realmente alcançar quem nunca tomou a vacina ou está com esquema incompleto”, reforça Ana Rita.

Esta fase da campanha vai até 13 de março. A nova fase começa no segundo semestre e terá como foco pessoas dos 30 aos 59 anos.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm