Destaques

Em 12 dias, já choveu no Ceará mais de 60% do previsto para todo o mês de março

O volume de chuvas no Ceará chegou a 60,3% da média mensal para março. São esperados pelo menos 203 milímetros (mm), e já choveu 120,5 mm. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre esta quinta-feira, 12, e sexta, 13, choveu em 165 municípios cearenses.

São previstas chuvas em todas as regiões até domingo, 15, devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que voltou a se aproximar da costa Norte do Estado. Essa aproximação contribui para a formação de áreas de instabilidade. A noite de sexta também deve ser de chuva em Fortaleza e Região Metropolitana, conforme a Funceme.

Em janeiro, ainda em pré-estação, o resultado foi comemorado: chuvas 41% acima do normal para o mês. Em fevereiro, o primeiro mês da quadra chuvosa, teve resultado 62,3% superior à média.

Mesmo com chuvas intensas e distribuídas em fevereiro, as precipitações precisam ser melhores nas regiões-chave e, assim, abastecer os principais reservatórios como o Castanhão, o Banabuiú e o Orós.

As maiores chuvas no Ceará de quinta a sexta:

Icapuí (Posto: Icapuí) : 220 mm
Icapuí (Posto: Peixe Gordo) : 137.4 mm
Beberibe (Posto: Paripueira) : 130.2 mm
Aracati (Posto: Aeroporto De Aracati) : 104.6 mm
Chorozinho (Posto: Chorozinho) : 102.0 mm
Iguatu (Posto: Acude Do Governo) : 96.0 mm
Abaiara (Posto: Abaiara) : 90.0 mm
Beberibe (Posto: Lagoa Funda) : 90.0 mm
Aracati (Posto: Aracati) : 88.4 mm
Itaitinga (Posto: Seman) : 87.2 mm

(O POVO)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm