Regionais

Ipueiras cria comitê de enfrentamento ao coronavírus

A secretaria municipal de Saúde está criando medidas preventivas ao novo coronavírus. Nesse domingo (15), às 23 horas, a secretaria da Saúde do Ceará divulgou que três pacientes testaram positivo pra doença no Estado. Os três, dois homens e uma mulher, são de Fortaleza e estiveram em recente viagem ao exterior.

A secretaria de Saúde está criando o Comitê de enfrentamento ao COVID-19 do município de Ipueiras que será composto por membros da secretaria da saúde, diretoria de comunicação, vigilância epidemiológica, coordenadoria de atenção primária, Hospital e Maternidade Otacílio Mota, central de abastecimento farmacêutico, auditoria e regulação em saúde e o conselho municipal da saúde.

Uma das medidas a serem tomadas de imediato será a capacitação dos profissionais de saúde para identificação e manejo dos casos clínicos, bem como das medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento do COVID-19. A cidade está monitorada e novas informações serão divulgadas sobre as ações e as políticas públicas que serão adotadas para um trabalho coletivo e assertivo com toda a população ipueirense.

Os membros do Comitê orientam sobre a importância da população manter a calma, evitando o pânico. “O importante, agora, é ter hábitos para evitar essa transmissão, como tossir no interior do antebraço, lavar as mãos várias vezes ao dia, usar álcool gel 70%, evitar ficar tocando olhos, nariz e boca, manter distância social e usar máscaras. Outra medida necessária é evitar locais com grande aglomeração de pessoas.” Destacou o Dr. José Maria, médico do Centro de Saúde Raimundo Melquiades Costa.

Segundo a secretaria de Saúde, todas as 13 Unidades Básicas de Saúde do município possuem atendimento médico de segunda a quinta-feira. A orientação é que a população só procure o Hospital em casos de urgência e emergência, visto que a grande aglomeração de pessoas é um fator de risco para o contágio do vírus. Os profissionais orientam que os pacientes procurem uma UBS mais próxima para procedimentos mais simples como troca de receitas, apresentações de exames, por exemplo.

O Comitê de enfrentamento do coronavírus prevê diversos procedimentos caso haja casos suspeitos no município, que vão desde a avaliação clínica do suspeito, comunicação ao órgão responsável, coleta e encaminhamento do material para confirmação, isolamento hospitalar ou domiciliar e encaminhamento para unidade de referência estadual no caso de complicações.

Atualmente no Ceará existem três casos confirmados e dos 87 suspeitos, oito registros de casos são de residentes de outros estados ou países que estão no momento no Ceará. Dentre os casos suspeitos, 50 tiveram histórico de deslocamento internacional para locais com transmissão da doença e 37 são contatos próximos. Com relação à faixa etária mais prevalente entre os casos suspeitos da doença, destaca-se a de 20 a 49 anos para ambos os sexos.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!