Destaques

Sobe para 55 o número de casos confirmados do coronavírus no Ceará e Estado registra transmissão comunitária

Aumenta para 55 o número de casos confirmados de Coronavírus no Ceará. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, (Dr. Cabeto), em pronunciamento feito através do Facebook no início da tarde desta sexta-feira (20). Antes o número confirmados era de 24. A situação preocupa ainda mais, já que o Estado registra também transmissão comunitária e acende o alerta vermelho em relação a proliferação da doença.

“Isso faz mudar as estratégias. Pessoas que têm formas leves da doença, se não estiverem no grupo de maior risco, não precisam procurar as unidades de saúde. É mais importante, do ponto de vista epidemiológico, mapear os casos graves para nos anteciparmos e eles terem melhor evolução”, explica o secretário.

No grupo de maior vulnerabilidade, estão idosos acima de 80 anos, imunossuprimidos, pessoas em tratamento de câncer, diabéticos e pessoas com problemas cardiorrespiratórios. Caso apresentem sintomas, a recomendação é que sejam procuradas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza e os hospitais regionais, no Interior do Estado.

Por enquanto, a recomendação é que os cearenses permaneçam em isolamento social por 10 dias. Segundo o Dr. Cabeto, o período pode ser prorrogado, mas a medida depende da análise do cenário futuro de contaminação do Estado.

“Precisamos de tranquilidade. Estamos preparados para dizer a verdade, com toda a transparência, todos os resultados e estratégias. Não estamos subestimando a crise, mas é preciso ter serenidade”, pontuou o secretário da Saúde.

(Com informações do DN)

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm