Regionais

Crateús e outros cinco municípios cearenses participarão de estudo com testagem para Covid-19

Testes rápidos que detectam anticorpos, equipes da Ibope Inteligência e pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É a partir dessa junção que quase 100 mil brasileiros serão examinados para a Covid-19 nas próximas semanas. A cada uma das três etapas de campo, 33.250 famílias de todo o País receberão uma equipe que testará um de seus integrantes. O início do procedimento, repetido a cada 15 dias, ainda depende da aquisição de equipamentos de proteção individual para os entrevistadores.

No Ceará, Fortaleza, Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte, Iguatu e Crateús foram as cidades escolhidas. A metodologia para amostragem está baseada nas classificações definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para recenseamentos. Por elas, cada estado do País é dividido em regiões intermediárias e cada município em setores censitários. Para dimensionar a presença da Covid-19 no Brasil, foram selecionados os municípios sede de cada subregião estadual; nestes, serão sorteados 25 setores e, em seguida, dez casas de cada um deles. Dessa forma, o estudo abrangerá 133 cidades e, a cada etapa, 250 moradores destas.

“Em epidemiologia é muito importante identificar a magnitude de um problema de saúde na população inteira, e não apenas em subgrupos específicos de pessoas com suspeita da doença”, aponta a epidemiologista Mariângela Freitas da Silveira, docente da pós-graduação em Epidemiologia da UFPel e uma das coordenadoras da ação. “Este estudo por meio das testagens repetidas dará o primeiro passo para o desenvolvimento de estratégias efetivas de saúde pública”, explica.

Ao estimar o percentual de brasileiros infectados com o Sars-Cov-2 e analisar a evolução quinzenal da prevalência de infectados no Brasil, o levantamento ajudará a compreender o percentual de infecções assintomáticas, os sintomas mais comuns, a letalidade da Covid-19 e até a subnotificação de casos no País. As descobertas, divulgadas ao fim de cada etapa, podem auxiliar nas medidas adotadas, como os recursos hospitalares necessários para o enfrentamento da pandemia. “Além disso, dentro do quadro atual de políticas bastante restritivas quanto ao contato social, conhecer a prevalência de infecção na população, e, em consequência, o número de suscetíveis, será essencial para planejar a volta gradativa às atividades normais da população”, enfatiza a pesquisadora.

Conforme a previsão já acertada com o Ministério da Saúde, os testes e questionários serão aplicados em 22 municípios da região Norte, 42 municípios no Nordeste, 14 no Centro-Oeste, 33 no Sudeste, 21 no Sul e 1 no Distrito Federal. Todos eles serão visitados na mesma data, em uma operação simultânea. São R$ 12 milhões de financiamento do Governo federal, mais R$ 1 milhão do Instituto Serrapilheira.

(O POVO)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!