Regionais

Incêndios atingem matas nos municípios de Santa Quitéria e Ipueiras

Pelo menos dois incêndios atingiram vegetações dos municípios de Santa Quitéria e Ipueiras, na região Norte do Ceará, entre a sexta-feira (7) e a tarde deste domingo (9). As informações foram repassadas pelo comandante adjunto da Cia dos Bombeiros de Crateús, Júnior Prado.

Nas ocorrências, o fogo foi debelado na noite do sábado (8). Contudo novos focos de incêndio foram registrados neste domingo (9) na Fazenda Ipueiras, que fica na zona rural do município de Santa Quitéria, causando mais um incêndio de grandes proporções na região. Bombeiros e populares tentam controlar as chamas.

Testemunhas disseram que a situação na área é preocupante, pois o fogo se aproxima de casas e alguns animais que são criados soltos em pastos da região já morreram pelas chamas.

De acordo com as informações repassadas, o primeiro incêndio ocorreu em Santa Quitéria, ainda na sexta-feira, em uma vegetação de uma fazenda localizada no quilômetro 10 da CE-176, sentido Sobral. Apesar de não precisar o tamanho da área tomada pelas chamas, os bombeiros pontuam que “foi bastante relevante”.

No município de Ipueiras, cidade localizada a uma hora e meia de Santa Quitéria, o incêndio ocorreu em uma localização conhecida como Morro da antena, no bairro São José, entre a noite deste sábado (8) e a madrugada deste domingo (9).

“Foi um (incêndio) seguido do outro. A área afetada por esse último foi menor, cerca de um hectare”, diz.

Moradores da região ficaram apreensivos com suas terras e animais. Houve relatos de animais que conseguiram escapar do fogo, se abrigando em açude e outros que não tiveram a mesma sorte. O trabalho para cessar as chamas foi retomado, com apoio de um caminhão-pipa da Prefeitura Municipal e equipes dos bombeiros civis e do Corpo de Bombeiros Militares, que com grande dificuldade, conseguiram debelar parte dos focos.

Neste domingo (09), o controle continuou por terra com os veículos e por ar com um helicóptero da Ciopaer, que utilizou a aeronave para captar água em açudes próximos e lançar sobre a área em chamas. 

Os bombeiros consideram como possibilidade de ter sido um incêndio natural, devido à alta temperatura e que acontece normalmente no segundo semestre, podendo aumentar mais ainda entre outubro e novembro. Para barrar isso, eles pedem o apoio da população para evitar queimadas. São comuns as práticas de preparar o terreno para a plantação do próximo inverno.

(Redação do Blog Por Thiago Rodrigues e G1)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!