Destaques

Corpo de Bombeiros do Ceará resgata carcará na cidade de Crateús

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (2ª Cia/3º BBM), foi acionado, nesse sábado (26), para resgatar um carcará que estava no terraço de um prédio no Centro de Crateús, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Ceará. O animal, que estava bastante debilitado e faminto, foi retirado e recebeu os primeiros cuidados.

“Os animais podem ser vítimas diretas das queimadas que ocorrem no Interior do Estado. Sobretudo, aqueles que não conseguem se movimentar com rapidez, como tamanduás e jabutis. Outras espécies podem ser vítimas indiretas, quando são obrigadas a fugir do fogo e se acidentarem em rodovias, buracos ou valas”, comentou o comandante-adjunto da 2ª Cia/3º BBM, capitão Prado. O carcará resgatado em Crateús está sendo devidamente alimentado e hidratado, para posteriormente ser recolocado em seu habitat natural.

Normalmente, em meio a incêndios florestais, os animais têm pouquíssimas opções de fuga, tendo em vista que toda a alimentação natural foi perdida durante os incêndios. Além do fogo, outro grande vilão para os animais é a fumaça, que além de dificultar a respiração, prejudica a visão de aves do local. O Corpo de Bombeiros reforça a importância da preservação e dos perigos causados por incêndios em vegetação.

Crime ambiental

Colocar fogo em um terreno, mesmo quando dentro de propriedade particular, pode ser considerado crime. Isto porque são jogados na atmosfera resíduos dos materiais queimados, causando poluição e possíveis danos à saúde humana, o que é punido pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), previsto em seu artigo 54.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!