Destaques

IDT/SINE inicia cadastro de autônomos para ampliar oferta de serviços em todo estado

O IDT/SINE está ampliando a intermediação de serviços autônomos para as dezoito unidades que integram sua rede de atendimento. A ação, que atende a uma demanda do Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), objetiva gerar oportunidades de trabalho e renda em todo o estado para autônomos prestadores de serviços como serviços gerais, faxina, eletricista e outros. Para isso, as inscrições já estão abertas para que os trabalhadores se cadastrem no site do IDT/SINE.

Esse serviço começou a ser ofertado em 1980, pelo SINE-CE e, a partir de 1998, com a criação do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), pela Rede IDT/SINE. A intermediação de profissionais autônomos era realizada apenas no município de Fortaleza, por meio da Unidade de Atendimento do Papicu, e agora será implantada em todas as unidades da Rede, passando a ter abrangência estadual.

De acordo com estudo recentemente elaborado pela Sedet, com base nos dados da PNAD Contínua – IBGE, referentes ao trimestre jan-mar/2020, o segmento de autônomos prestadores de serviços, mais conhecidos como trabalhadores por conta própria, respondem por 11,9% da população ocupada no setor informal do Ceará, considerando apenas os serviços domésticos. “Esses profissionais representam, portanto, uma importante parcela da força de trabalho, abrangendo todas as macrorregiões do estado. Nesse aspecto, o IDT/SINE atuará para a inserção produtiva desses trabalhadores, por meio da promoção do encontro entre a oferta e a demanda por trabalho”, informa o gestor da área, Bosco Sampaio.

A ideia do IDT/SINE é desenvolver uma sistemática de intermediação do trabalho autônomo estruturada com base no zoneamento ou regionalização das demandas por esses serviços, com o uso crescente de soluções tecnológicas de atendimento por meios digitais, voltados para agilizar a prestação do serviço e aumentar a satisfação das clientelas atendidas.

Os interessados em trabalhar ou contratar os serviços de profissionais autônomos devem acessar o portal do IDT e preencher os formulários de inscrição nas opções “inscreva-se como trabalhador autônomo” ou “solicite um profissional autônomo”.

Mais informações em www.idt.org.br.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!