Regionais

Tamboril: Segunda parcela do FPM de janeiro também é bloqueada para pagar dívidas da gestão do ex-prefeito Pedro Calisto

A falta de pagamento de parcelamentos previdenciários e juros deixados pela gestão passada, provocou um novo bloqueio dos repasses  de recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nas contas da Prefeitura de Tamboril nesta quarta-feira (20). Os parcelamentos venceram em novembro do ano passado e deveriam ter sido pagos pela gestão do ex-prefeito Pedro Calisto.

Esse é o segundo bloqueio dos repasses do FPM no município. O prefeito Marcelo Mota (PDT), se vê diante de um cenário de caos financeiro. O segundo bloqueio consecutivo dos recursos causa preocupação com o pagamento dos salários dos efetivos já nesse primeiro mês do ano. O FPM é o principal repasse institucional aos municípios. A parcela do município ocorre em três datas de cada mês: Dias 10, 20 e 30.

As duas primeiras parcelas de janeiro foram zeradas para tais pagamentos, agora resta apenas um repasse e a preocupação é se esse também será bloqueado, já que o ex-prefeito também não pagou as parcelas de dezembro do ano passado. Fora isso, o município terá que pagar um valor de R$ 231,451,88 de dívidas com consignados, pensão alimentícia e desconto sindical. Esse dinheiro foi descontado da conta dos servidores e não foi repassado ao banco pela gestão passada, o que gera uma ação extrajudicial contra o município.

Acompanha abaixo o gráfico da 2ª parcela do FPM

O município vai ingressar com ação judicial contra o ex-gestor já que atitude da gestão passada pode ser caracterizada como apropriação indébita, por conta principalmente dos recursos dos consignados que foram descontados dos servidores. 

Marcelo disse que é preciso tomar medidas mais duras para poder garantir que a vida financeiro da município e dos servidores não sejam afetadas. Ele ressaltou que não fará contratações temporárias. O momento é de buscar soluções para o cenário e não deixar que o município caia na inadimplência. 

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm