Regionais

Governo do Ceará concede emissão de posse de área rural em Crateús

Em solenidade na última sexta-feira (22), observando as regras de distanciamento social em relação à pandemia da Covid-19, o Governo do Ceará fez a cessão da antiga Fazenda Besouro, em Crateús, a 16 famílias de agricultores – agora assentados – do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A liberação da imissão de posse ocorreu no dia do aniversário de fundação do MST, há exatos 37 anos.

A área de 656,8938 hectares passa a se chamar “Assentamento Terra Conquistada” beneficiando as famílias antes desalojadas para construção da barragem Lago de Fronteiras. Até 24 famílias poderão passar a habitar as novas terras, segundo projeta a direção do MST. O investimento através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) por meio do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) foi de R$ 1.101.587,69 para aquisição do imóvel.

“Com certeza acredito que essas famílias que tanto sabem aproveitar as riquezas da terra saberão usufruir desta área produtiva para gerar renda a essas 16 famílias e outras que irão se agregar”, comemorou a assessora especial do governador Camilo Santana, Janaína Farias.

Emoção também para o Secretário De Assis Diniz que acompanhou a maior parte das tratativas do movimento junto ao executivo estadual. “Este é um sonho de seis anos e conheço esta trajetória da vontade de fazer acontecer. E Deus o governador me proporcionaram assinar esta imissão dando o primeiro passo para garantir qualidade de vida a estas famílias”, lembrou o titular da SDA.

Agraciados com as novas terras, a família dos agricultores Urbino Meneses e Edivânia Emiliana já tem planos para a “Terra Conquistada”. “Agradecemos porque possuímos para trabalhar e produzir”, explica dona Edivânia, com a pequena Melissa nos braços.

“Toda nossa gratidão ao governador que trouxe essa grande conquista para nós. Agora vamos plantar, criar nosso gado, nossas ovelhas, colher nossas frutas”, comenta seu Urbino esperançoso com a tranquilidade de possuir seu canto.

Estiveram presentes ainda à solenidade o superintendente do Idace, José Wilson, do prefeito Marcelo Machado, do deputado estadual Walter Cavalcante, dos vereadores Frota, Bibi e Adão, e representantes da direção nacional do MST, Keyla Lima, e do MST Ceará, Pedro Neto.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!