Destaques

Governo do Ceará lança edital para seleção de 10 mil agentes jovens ambientais

A partir desta sexta-feira (12) – até o dia 26 próximo, jovens em situação de vulnerabilidade social residentes nos municípios cearenses poderão se inscrever para a seleção do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), do Governo do Ceará. O edital é para a seleção de 10 mil jovens, entre 15 e 29 anos, que atuarão em projetos socioambientais. Será concedido auxílio financeiro no valor de R$ 200 durante 12 meses, podendo ser prorrogado mais uma vez pelo mesmo período.

“O AJA vai estimular a participação cidadã em projetos socioambientais sustentáveis, ampliando as oportunidades de trabalho com geração de renda, melhorando a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”, destacou o governador Camilo Santana. Com o pagamento da bolsa-auxílio, o investimento mensal do Estado será de R$ 2 milhões.

O edital será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (11) e estará disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). As inscrições no processo seletivo serão realizadas de forma virtual, através deste link. Os 10.000 jovens atuarão na promoção de ações socioambientais em sua localidade, cumprindo carga horária de quatro horas diárias, perfazendo 20 horas semanais. O Programa será executado, coordenado e monitorado pela Sema. Aos municípios participantes caberá o acompanhamento e a supervisão. Além do auxílio financeiro, a Sema dará um curso de formação (em formato de Ensino à Distância), seguro acidente, fardamento e certificado.

O AJA tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. “É um programa que vai inserir esses jovens no contexto ambiental do Ceará e não tenho dúvida que será um grande aprendizado para todos eles”, enfatizou Camilo Santana.

Os jovens serão capacitados para promover a educação e conscientização ambiental junto à população, mostrando a importância das políticas de desenvolvimento sustentável. Além disso, eles também vão estimular a participação de outras pessoas de suas comunidades, reforçando a necessidade do esforço coletivo em torno da sustentabilidade.

Dentre os projetos que serão executados pelos jovens agentes, podemos destacar ações de coleta seletiva, arborização e campanhas contra abandono de animais e ocupações
irregulares em área de preservação permanente.

Permanente

O programa Agente Jovem Ambiental foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará como política pública no último mês de dezembro e sancionado em janeiro pelo governador Camilo Santana. Após esse ciclo inicial de dois anos, outros 10 mil jovens serão selecionados para uma nova etapa do AJA e assim subsequentemente.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!