Destaques

Através da apicultura agricultores de Aiuaba garantem renda extra

Agricultores familiares da comunidade rural Sumaré, município de Aiuaba, no território dos Inhamuns, estão descobrindo na apicultura uma nova realidade sustentável que lhes permite melhorar a renda e a busca por novos conhecimentos. Após passarem a vida na roça, trabalhando com culturas que cada ano é prejudicado pela estiagem prolongada, conseguiram diversificar as atividades através da produção de mel.

A agricultora Mirian Pereira da Silva Sousa, sempre plantou e comercializou feijão, milho e mandioca. Hoje, a sócia da Associação Comunitária de Sumaré garante renda e segurança alimentar da famílias com recursos do Projeto Paulo Freire. “Já produzia mel antes do projeto, mas em pequenas quantidades. Através do Projeto Paulo Freire (PPF), recebi material apícola, capacitações técnicas e treinamentos que me permitiram ampliar minha produção, conseguindo um dinheiro extra”, explica.

“Os apicultores não podem trabalhar sozinhos, sempre tem que ser membro de associações”, afirma dona Miriam, explicando que o associativismo representa um meio facilitador para obtenção de créditos agrícolas, canais de comercialização e de organização das demandas diante das instâncias governamentais. “Através da associação a gente consegue vender mais. Aqui na comunidade chegam os caminhões que levam todos os produtos para a cidade”, explica dona Miriam.

Depois de três anos do Projeto Paulo Freire na comunidade, a colheita do ano passado foi um sucesso. Associação Comunitária de Sumaré conseguiu produzir 12 toneladas de mel, e por esse ano, os apicultores esperam um aumento aproximado de 50%.

O Projeto Paulo Freire é executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário, o Governo do Estado do Ceará e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e através da Cáritas Diocesana de Crateús garante uma Assessoria Técnica Contínua aos agricultores e agricultoras do território dos Sertões de Crateús e dos Inhamuns.

 

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!