Destaques

Covid-19: 24 municípios do Ceará já têm circulação da nova variante do coronavírus

A circulação massiva da nova variante do coronavírus já é confirmada no Ceará. Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) analisou 192 amostras de infectados com Covid em 37 municípios do Estado: do total, 126 pacientes (65%) de 24 localidades tiveram a presença da nova cepa confirmada.

As amostras foram coletadas entre os dias 14 e 25 de fevereiro, sendo selecionadas por critério de qualidade para análise, como explica Eduardo Ruback, pesquisador em saúde pública da Fiocruz Ceará e coordenador de Biologia Molecular da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19.

Na manhã dessa sexta-feira (5), a Fiocruz nacional divulgou que 71,1% das amostras do Ceará deram positivo para a nova cepa, diferente dos 65% obtidos nos dados locais. Eduardo esclarece que o estudo usado é o mesmo, mas que “das 192 amostras testadas, só havia os dados completos de 172 até o momento de divulgação, e nessas a porcentagem era de 71,1%”.

Em Fortaleza, 39 das 51 amostras detectaram a nova variante, o que corresponde a 76,5% de positividade para a mutação. Outras localidades que se destacam, segundo Eduardo, são Caucaia, onde todas as 10 amostras analisadas eram de infectados pela nova variante; e Santa Quitéria, onde 24 dos 26 estudados (92,3%) tinham a nova cepa.

A lista obtida pelo Diário do Nordeste contabiliza 193 amostras do Ceará, mas Eduardo Ruback pontua que só 192 delas foram utilizadas no estudo. A restante se refere a uma das negativas de Fortaleza.

O pesquisador alerta que, diante da maior capacidade de transmissão, a nova variante “vai se sobrepor ao vírus original e ser a responsável por essa segunda onda de casos”.

“A ciência continua preconizado que as principais formas de segurar a contaminação são as medidas de prevenção, com distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos enquanto não pudermos ter uma cobertura vacinal mínima. Medidas que permitam não levar além do limite as estruturas de saúde”, pontua o cientista da Fiocruz.

(Com Diário do Nordeste)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!