Segurança

Ceará apresenta aumento de 30% nas apreensões de entorpecentes

Um dia após uma das maiores apreensões de drogas em 2021, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) apresenta o aumento de 30% nas apreensões de entorpecentes no Estado. No ano passado, durante janeiro e fevereiro, foram apreendidos 409 quilos. No mesmo período deste ano, foram 532. Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública a partir de ações policiais registradas em todo o Estado.

Em 2020, englobando os dois primeiros meses do ano, foram 396,9 quilos de derivados da cannabis, que é a matéria-prima de substâncias como maconha e haxixe; 120,4 quilos de cocaína e 14,4 quilos de crack. Quando os dados são avaliados separadamente por mês, a Secretaria da Segurança também contabilizou aumento individual nos meses de janeiro e fevereiro.

O primeiro mês do ano teve um aumento de 11%, indo de 343 para 382. Já em fevereiro, o crescimento foi de 127%, indo de 66 para 150 quilos. Quando se trata do percentual de apreensões por dia da semana, as Polícias cearenses retiraram boa parte do material das ruas às quintas-feiras, com 29,4% das ações ocorridas nesse dia da semana, totalizando em torno de 155 quilos de substâncias apreendidas. Em segundo lugar ficaram os sábados de cada mês, com 19,6%, correspondendo a 102%. O período com maior número de apreensões foi entre às 12h e às 17h59min.

“Importante destacar que já havíamos terminado o ano de 2020 com um recorde na série histórica, quando a Polícia Militar e a Polícia Civil do Estado do Ceará retiraram das ruas mais de oito toneladas de drogas, o que representou um aumento de 67%. Um dos focos dessa gestão de segurança pública é o combate ao tráfico de drogas, que é aquele que eu chamo de ‘crime mãe’, porque é o crime que serve como fonte de renda para os grupos criminosos”, ressaltou Sandro Caron, secretário da SSPDS.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!