Regionais

Dezenas de pessoas foram vítimas de clonagem do WhatsApp em Tamboril, entre elas o vice-prefeito do município

O número de vítimas do golpe de clonagem de WhatsApp nesse fim de semana em Tamboril, surpreendeu até mesmo a polícia. Inúmeras pessoas relataram em Boletins de Ocorrência a situação vivenciada. Até mesmo o vice prefeito do município foi vítima da situação nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (26).

Para ter acesso ao WhatsApp clonado da vítima, os fraudadores se apropriam do código de ativação do mensageiro, enviado por mensagem de SMS ao celular do usuário. Um dos procedimentos mais usados pelos criminosos para clonar as contas do aplicativo de mensagens consiste em acessar ilegalmente as conversas da vítima e se passar por ela para pedir dinheiro a parentes e amigos, que são instruídos a fazer depósitos em contas de terceiros.

A partir de um número de uma vítima, eles vão clonando o de outras pessoas, quando solicitam o código de ativação enviado por SMS para a vítima. O estelionatário se passa pela pessoa dizendo que fez um cadastro e colocou o número dela como pessoa conhecida e precisa do número enviado para ela. A maioria das pessoas caem e repassam o número de seis dígitos sem ler a mensagem em inglês. A mensagem informa que se trata de um número de ativação do WhastApp. As vezes quando a pessoa percebe, já é tarde.

Os criminosos também têm utilizado como mote uma falsa pesquisa sobre a Covid-19. Eles entram em contato, se identificando como pesquisadores de um instituto conhecido e perguntam se a vítima ou algum conhecido já teve os sintomas do coronavírus. Ao fim da ligação, o criminoso pede um código PIN de seis dígitos enviado por SMS ao celular da vítima, que supostamente seria usado para validar a pesquisa. De posse desse código, o criminoso consegue invadir o WhatsApp.

De posse do WhatsApp da vítima, os estelionatários passam a solicitar depósitos para os contatos do mesmo. Os valores variam de R$ 800,00 até R$ 1.080,00 reais.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!