Destaques

Ceará tem 23 cidades em situação de emergência devido à estiagem

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Governo Federal, reconheceu situação de emergência em razão de estiagem em mais três municípios do Ceará. Uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (13), considerou a situação nas cidades de Cascavel, Independência e Santa Quitéria.

Conforme o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, ao todo, são 23 municípios em situação de emergência por estiagem e quatro por seca. Confira a lista com as cidades em situação de emergência no fim desta reportagem.

A estiagem é um período prolongado no qual há ausência ou baixa incidência de chuvas, com perda de umidade de solo. Já a seca é um período de tempo seco, prolongado e que causa desequilíbrio hidrológico.

Com a publicação do reconhecimento federal, os municípios afetados por desastre natural podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações voltadas ao socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e de reconstrução de infraestrutura atingida pelos desastres.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Cidades em situação de emergência por estiagem:

Canindé
Caridade
Caucaia
Itapajé
Itatira
Monsenhor Tabosa
Palmácia
Santa Quitéria
Cascavel
Independência
Catunda
Crateús
Aiuaba
Tauá
Acopiara
Deputado Irapuan Pinheiro
Jaguaretama
Madalena
Milhã
Mombaça
Pedra Branca
Quixadá
Solonópole

Cidades em situação de emergência por seca:

Irauçuba
Trairi
Jaguaribe
Morada Nova

(Com informações do G1)

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

Cópia de conteúdo proibida!