Destaques Segurança

Pefoce do Ceará utiliza nova tecnologia para identificar pacientes desconhecidos em hospitais

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu um novo equipamento que permitirá de maneira totalmente informatizada a identificação de pessoas desconhecidas, que dão entrada em hospitais sem documento de identidade oficial.

O procedimento utiliza o método da papiloscopia e consiste em uma maleta com microcomputador portátil e leitor óptico biométrico acoplado, que permite desde a captura das impressões digitais, até o confronto desses dados nos sistemas de informação.

A nova ferramenta proporciona maior celeridade ao processo, economia de custos e menor contato com o periciando. Evita-se assim as técnicas tradicionais de coleta, que utilizavam rolo, tinta e papel, gerando menos incômodo ao paciente.

LID

O equipamento está à disposição do Laboratório de Identificação de Desconhecidos (LID), pertencente à Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Pefoce. O perfil dos atendidos pelo LID é de pessoas em situação de vulnerabilidade social, que adentram o sistema de saúde do estado do Ceará sem uma identidade definida.

Para solicitar o serviço da Pefoce, os hospitais devem enviar ofício para a CIHPB, requisitando o procedimento em favor desse perfil de paciente.

Em geral, esses indivíduos são moradores de rua, sem residência fixa e sem referência familiar, muitas vezes em virtude de drogadição e alcoolismo, pacientes institucionalizados por conta de um problema psiquiátrico grave e o paciente de emergência com supressão ou redução de consciência, que não conseguem fornecer informações detalhadas sobre si, no momento da internação.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!