Regionais

Hospital de Tamboril fará parte da nova Política Estadual de Incentivo Hospitalar

Buscando fortalecer o atendimento a saúde no interior do Ceará, o governador Camilo Santana (PT) lançou nesta terça-feira (25), a nova Política Estadual de Incentivo Hospitalar. A ação fortalecerá as ações em saúde hospitalar direcionada a 52 municípios do interior, incluindo Tamboril. A iniciativa vai ajudar a custear os hospitais desses municípios para melhorar a oferta dos serviços de saúde, que teve crescente aumento em demanda desde o início da Pandemia.

A nova Política Estadual de Incentivo Hospitalar, coordenada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços hospitalares por meio do aumento no repasse de verba estadual na área da saúde. Os recursos são oriundos do Tesouro do Estado e alinhados com o Planejamento Estadual e a Lei Orçamentária, num total de R$ 41,78 milhões mensais. Isso significa mais de R$ 500 milhões por ano, representando aumento de 71,9% do valor total. O pagamento da parcela referente ao mês de janeiro já foi efetuado.

“Cada um desses hospitais localizados nesses 53 municípios passam a ser referência para outros municípios dentro da região. Mas é importante dizer também que isso fortalece o processo de descentralização da Saúde. Ou seja, quando a gente dá acesso a leitos de Terapia Intensiva, a serviços de traumatologia e a atenção psicossocial, você está dando acesso mais próximo de onde o cidadão reside. É dentro dessa perspectiva que a Secretaria da Saúde do Estado está trabalhando”, explicou o titular da pasta, Marcos Gadelha.

O valor informado pelo Estado será distribuído proporcionalmente às prefeituras, em relação ao número de habitantes dos municípios beneficiados. Através desta ampliação de recursos, o Estado busca facilitar o acesso da população aos serviços das unidades e possibilita incluir novas especialidades como traumatologia, ortopedia, saúde mental e anestesiologia, além da ampliação de números de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Veja o momento do anuncio feito pelo governador em live nesta terça-feira

Compartilhe!

Feiticeiro Fm