Regionais

Comerciantes fazem alerta sobre circulação de dinheiro falso em Tamboril

Comerciantes de Tamboril alertam sobre a circulação de dinheiro falso na cidade. A denúncia inicialmente partiu de um estabelecimento que recebeu na manhã desta terça-feira (21), uma nota no valor de R$ 100,00 (cem reais). O alerta tem por objetivo chamar atenção para que se evite o crescimento da distribuição das notas falsas, diante do movimento no comércio local, com o pagamento dos beneficiários sociais. 

Fabricar ou repassar moeda falsa é crime que pode resultar em pena de três a 12 anos de prisão. Quem recebe uma nota falsa de boa fé e só depois percebe que o dinheiro não tem valor deve comunicar a polícia. A pessoa que está com uma cédula falsa e mesmo assim passa para frente, para não ficar no prejuízo, também está cometendo um crime que tem pena prevista de seis meses a dois anos de reclusão.

RECEBEU NOTA FALTA, VEJA COMO PROCEDER

Existe um aplicativo, chamado “dinheiro brasileiro”, que foi desenvolvido pelo Banco Central e ajuda a identificar e reconhecer os itens de segurança das cédulas. Algumas maneiras de identificar notas falsas:

1 – Conheça bem a nota verdadeira.

2 – Procure não ter pressa no atendimento.

3 – Verifique se as numerações das notas não são iguais.

4 – Observe a textura da nota.

5 – Observe a impressão da nota (nas cédulas legítimas, as tonalidades de cores são firmes. Já as notas falsas têm cores com pouca nitidez e costuma haver barramento das cores).

6 – Verifique a marca d’água colocando a nota contra a luz.

7 – No caso de dúvida, compare a nota suspeita com uma verdadeira.

Em qualquer situação é bom acionar a Polícia sobre a distribuição de notas faltas.

Compartilhe!

Feiticeiro Fm