Destaques

Faec anuncia renovação do PAA Leite no Ceará com investimento de mais de 2,2 milhões

Visando o fortalecimento da produção de leite cearense e a agricultura familiar, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, anunciou a renovação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite) no estado do Ceará. Para o programa serão repactuados mais de R$ 2,2 milhões pelos governos Federal e do Estado.

De acordo com o presidente Amílcar Silveira, o programa é voltado para os pequenos e médios produtores de leite bovino e caprino. A iniciativa incentivará o consumo do leite e dará ajuda ao escoamento da produção. A expectativa é de sejam produzidos mais de 30 mil litros de leite por dia.

O programa é voltado ao fortalecimento do setor produtivo local e da agricultura familiar, garantindo a compra do leite a preço justo, dos produtores, que estão organizados em Associações ou Cooperativas. Além disso, o programa oferece segurança alimentar e nutricional às famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da distribuição gratuita de leite.

Para a execução do PAA Leite, o Governo do Ceará contrata as organizações da agricultura familiar e/ou laticínios que são responsáveis por recepcionar, coletar, pasteurizar, embalar e transportar o leite para os pontos de distribuição em locais pré-definidos e/ou diretamente às unidades recebedoras. Já no caso da execução por meio das organizações, essas poderão realizar a pasteurização do leite de seus cooperados diretamente ou por meio de contrato com laticínios.

As famílias beneficiadas devem ser registradas no Cadastro Único, com perfil do Bolsa Família e indivíduos atendidos pela rede de assistência social, equipamentos públicos de alimentação e nutrição, dentre outras unidades recebedoras definidas em resolução específica. Com o programa, cada família poderá receber até sete litros de leite por semana e o leite será distribuído de acordo com a pactuação firmada com a gestão do programa.

Compartilhe!

Feiticeiro Fm