Regionais

Conheça o distrito de Poranga que prefere pertencer ao Piauí ao invés do Ceará


A audiência pública realizada pela Assembleia do Ceará em Poranga nesta segunda-feira (27), serviu para tratar sobre o litígio que insere uma disputa territorial entre Ceara e Piauí. O encontro na avaliação do coordenador do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec) Luís Carlos Mourão, serviu também para tratar sobre a situação dos moradores do distrito de Cachoeira Grande, no município cearense de Poranga.

De acordo com ele, esse distrito é o único que prefere ser do Piauí, e não do Ceará. “Cachoeira Grande tem mais proximidade com a cidade de Pedro II, do Piauí, aproximadamente cinco km de estrada asfaltada. Já para chegar ao município de Poranga, mais próximo do Ceará, é cerca de 26 km de estrada de chão. Por isso, quando eles precisam recorrer às políticas públicas, eles preferem ir ao Piauí”, explica.

Mourão acrescentou ainda que Poranga foi o município escolhido para a audiência pois, segundo estudos, seria a única região que perderia sua totalidade de área para o Piauí. Para ele, a população não está ciente da problemática de perda dessas comunidades para o Piauí, por isso é preciso conscientizar a todos.

Estamos fazendo um georeferenciamento de todos os equipamentos existentes em Poranga, que, com suas 106 comunidades, seriam afetadas e prejudicadas diretamente. Com isso, estamos vigilantes para que o estado do Piauí não construa nada nessas áreas e, futuramente, não venha a reinvidicar nenhum direito”, reiterou.

Os Estados travam uma disputa secular no Supremo Tribunal Federal (STF), ao todo, terras de 13 municípios cearenses podem ser anexadas ao Piauí.

Compartilhe!

Feiticeiro Fm

VACINAÇÃO SALVA

error: Conteúdo Protegido !!