Segurança

Tamboril enfrenta aumento de casos de golpes via WhatsApp

Nos últimos meses, o município de Tamboril tem registrado um aumento no número de casos de golpes aplicados via WhatsApp. Dezenas de pessoas alvos de criminosos que utilizam a rede social para obter informações pessoais e financeiras, procuraram a delegacia para registrar Boletins de Ocorrência.

Segundo os relatos dessas vitimas, um dos golpes mais comuns, começa quando alguém se passando por um conhecido ou familiar da vítima, solicita uma transferência bancária urgente ou um pagamento de boleto, informando que mudou de número e que não consegue acessar o aplicativo de seu banco. Os criminosos costumam criar perfis falsos no app para enganar as pessoas e a maioria acaba caindo seu se dar conta.

De acordo com a Polícia Civil, os golpistas costumam agir com rapidez e eficiência, buscando informações pessoais das vítimas, como CPF, número de telefone e endereço. Em alguns casos, eles chegam a enviar fotos e documentos falsificados para aumentar a credibilidade do golpe.

O delegado Alexandre Galindo, que responde por Tamboril, alerta que é importante que as pessoas tenham cuidado ao receber mensagens suspeitas pelo WhatsApp. “Nunca faça transferências bancárias ou pague boletos sem ter certeza da veracidade da informação. Verifique se o número do telefone é realmente de um conhecido ou familiar, e desconfie de perfis desconhecidos ou com pouca atividade nas redes sociais”, orienta.

Além disso, ele recomenda que as pessoas denunciem imediatamente os casos suspeitos às autoridades policiais. “Quanto mais rápido a polícia for acionada, maiores são as chances de identificar os golpistas e evitar prejuízos para as vítimas”, destaca.

Os tipos de golpes mais comuns no WhatsApp

1. Clonagem do WhatsApp
2. Aplicativos de spyware
3. Contas e perfis falsos
4. Golpes de phishing
5. Golpe do auxílio falso
6. Falsas atualizações do WhatsApp
7. Golpes de notícias falsas
8. O novo golpe do WhatsApp
9. Golpe do falso emprego

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!