Destaques

Governo Federal garante acesso gratuito a medicamentos do Farmácia Popular para beneficiários do Bolsa Família

O governo federal anunciou uma medida que beneficiará os participantes do programa Bolsa Família. A partir de agora, os beneficiários terão acesso gratuito a todos os 40 medicamentos disponíveis na lista atual do programa Farmácia Popular.

Atualmente, os remédios do Farmácia Popular são divididos em duas categorias: alguns são disponibilizados gratuitamente, enquanto outros têm um desconto de 90% em relação ao preço praticado nas farmácias comerciais.

No entanto, a partir dessa nova medida, os medicamentos que anteriormente tinham apenas desconto passarão a ser fornecidos gratuitamente para os beneficiários do Bolsa Família.

A lista dos medicamentos gratuitos para toda a população inclui tratamentos para asma, diabetes e hipertensão, entre outros. Alguns exemplos são o brometo de ipratrópio, dipropionato de beclometasona e sulfato de salbutamol para asma; cloridrato de metformina e insulina humana regular para diabetes; e atenolol e losartana potássica para hipertensão.

Além disso, alguns medicamentos que antes requeriam coparticipação financeira, como anticoncepcionais, medicamentos para dislipidemia, doença de Parkinson, glaucoma, incontinência, osteoporose e rinite, também serão disponibilizados gratuitamente para os beneficiários do Bolsa Família.

Essa iniciativa visa garantir o acesso à saúde e o bem-estar dos beneficiários do programa, ampliando o suporte médico e facilitando o tratamento de diversas condições médicas. Com essa medida, o governo busca promover uma maior inclusão social e melhorar a qualidade de vida daqueles que mais necessitam.

A seguir, estão listados os medicamentos disponíveis:

Medicamentos gratuitos para toda a população:

  • Asma: brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg); sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg).
  • Diabetes: cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg); glibenclamida (5 mg); insulina humana regular (100 UI/ml); insulina humana (100 UI/ml).
  • Hipertensão: atenolol (25 mg); besilato de anlodipino (5 mg); captopril (25 mg); cloridrato de propranolol (40 mg); hidroclorotiazida (25 mg); losartana potássica (50 mg); maleato de enalapril (10 mg); espironolactona (25 mg); furosemida (40 mg); succinato de metoprolol (25 ml).

Medicamentos com coparticipação (e agora gratuitos para beneficiários do Bolsa Família):

  • Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona (150 mg); etinilestradiol (0,03 mg) + levonorgestrel (0,15 mg); noretisterona (0,35 mg); valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg).
  • Dislipidemia (colesterol alto): sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg).
  • Doença de Parkinson: carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg); cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg).
  • Glaucoma: maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg).
  • Incontinência: fralda geriátrica.
  • Osteoporose: alendronato de sódio (70 mg).
  • Rinite: budesonida (32 mg e 50 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose).
  • Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos): dapagliflozina (10 mg).
Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm