Destaques

Bandeira tarifária permanece verde em agosto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária para o mês de agosto permanecerá verde. Isso significa que não haverá cobrança adicional nas contas de luz dos brasileiros.

A bandeira verde está em vigor desde abril de 2022, e a expectativa da Aneel é que ela permaneça assim até o final do ano. A decisão foi tomada por causa das condições favoráveis de geração de energia no país.

Os níveis dos reservatórios das hidrelétricas estão em bom nível, e as temperaturas não estão muito altas. Isso significa que as usinas hidrelétricas estão produzindo mais energia, e as usinas termelétricas não precisam ser acionadas com tanta frequência.

As usinas termelétricas são mais caras de operar do que as hidrelétricas, e a bandeira tarifária é um mecanismo que ajuda a repassar esse custo para os consumidores. Quando a bandeira está verde, significa que não há cobrança adicional nas contas de luz.

A bandeira tarifária é um sistema criado em 2015 para dar transparência ao custo real da energia elétrica. As bandeiras são de quatro cores: verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2. A cor da bandeira indica se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm