A partir desta segunda-feira (20), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a fazer o contato para avisar que o atendimento presencial foi antecipado para mais de 9 mil pessoas que aguardam o exame para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O contato será feito pelo aplicativo Meu INSS, e-mail, e SMS pelos números 29230, 27030 e 92716.
Foram chamados os cidadãos e cidadãs que estão com mais de 100 dias de espera. Para saber se o seu agendamento de perícia médica presencial foi antecipado basta acessar o Meu INSS ou ligar gratuitamente para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O resultado da perícia estará disponível online depois das 21 horas do dia que o atendimento foi realizado. No entanto, se mesmo assim ainda não sair dentro desse prazo, basta entrar em contato com a Central 135 para obter mais informações.
Atualmente, a fila de BPC tem mais de 409 mil pessoas, segundo dados de setembro. Desse total, mais de 256 mil aguardam há mais de 45 dias, que é o tempo máximo de espera.
A antecipação de perícia do benefício para pessoa com deficiência é mais uma medida do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, que busca trazer todos os agendamentos para o prazo legal.
Pode requerer o BPC, pessoa com deficiência e renda familiar de até um quarto do salário-mínimo per capita, calculada com as informações do Cadastro Único. O valor do benefício é de um piso nacional, R$ 1.320.
A medida foi recebida com expectativa por parte dos beneficiários do BPC. “É uma notícia muito boa”, disse Maria da Silva, 55 anos, que está há mais de 120 dias esperando para fazer a perícia. “Estou precisando muito do benefício para ajudar nas despesas de casa.”
O INSS também informou que está trabalhando para reduzir o tempo de espera para a realização da perícia médica do BPC. A meta é que todos os agendamentos sejam realizados em até 45 dias.