Na tarde da última terça-feira (20/02), o senhor Manoel Alves do Nascimento, de 54 anos, foi vítima do golpe do “teste drive” ao tentar vender seu carro Celta, ano 2000, placa NHU 8181, através do Facebook.
O crime aconteceu na residência do senhor Manoel, localizada na Rua Wanderley Araújo, Bairro Aeroporto. Um indivíduo, acompanhado de um comparsa, demonstrou interesse em comprar o veículo e solicitou um teste drive. Ao entrar no carro, os elementos evadiram-se em alta velocidade, tomando rumo ignorado.
O golpe do “teste drive” tem se tornado cada vez mais frequente em plataformas de compra e venda online. O criminoso demonstra interesse no veículo, solicita um teste drive e, ao pegar o carro, foge sem pagar.
No dia 5 de janeiro de 2024, o agricultor Vagner Barbosa dos Santos, de 28 anos, perdeu sua motocicleta Honda Bros após negociar a venda pela internet. O indivíduo simulou interesse na compra, pediu para fazer um teste drive e fugiu com o veículo.
Em janeiro de 2024, Diego Martins Alves, morador da zona rural de Tamboril, também foi vítima do golpe. Ele negociou sua motocicleta online e, ao permitir o “teste drive”, o criminoso fugiu com o veículo.
Para evitar ser vítima do golpe do “teste drive”, é importante seguir algumas medidas de segurança:
- Negocie em locais públicos: Evite negociar em locais ermos ou pouco movimentados.
- Acompanhe o “comprador”: Não permita que o “comprador” faça o teste drive sozinho.
- Peça documentos: Exija a apresentação de documentos originais do “comprador”.
- Confie na sua intuição: Se algo parecer estranho, desista da negociação.
Investigação:
A Polícia Civil investiga o caso e busca identificar os autores do crime.