Destaques

Chuvas de fevereiro trazem alento e 13 açudes sangrando no Ceará

As boas chuvas de fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa, resultaram no sangramento de 13 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) nesta segunda-feira (4). Entre os reservatórios que vertem água estão o Acaraú Mirim (Massapê), Arrebita e Forquilha (ambos em Forquilha), São Vicente (Santana do Acaraú), Caldeirões (Saboeiro), Itaúna (Granja), Gerardo Atimbone e Patos (Sobral), São Pedro Timbaúba (Miraíma), Cauhipe (Caucaia), Germinal (Pacoti) e dois açudes Santa Maria de Aracatiaçu (Sobral).

A capacidade total dos açudes monitorados pela Cogerh é de 18.542,9 hm³. Em dados atualizados nesta segunda-feira (4), o acumulado é de 40%, um marco histórico para o estado, que sofreu com a seca nos últimos anos. Além dos 13 açudes sangrando, quatro reservatórios estão com volume superior a 90% (Angicos, em Coreaú; Gangorra, em Granja; Aracoiaba, no município homônimo; e Tijuquinha, em Baturité).

A quantidade de chuva elevada que vem acontecendo nos últimos anos nas regiões em que os açudes estão sangrando justifica o bom volume dos reservatórios, conforme a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH). A gestão eficiente dos recursos hídricos pelo Governo do Estado também contribuiu para o resultado positivo.

Nos últimos dias, o alto volume de água nos reservatórios vem chamando a atenção dos gestores e moradores dos municípios cearenses, como em Ibaretama, onde o Açude Macacos já registrou 78,33% do volume. A população celebra a fartura e acredita que este é um sinal de esperança para o futuro do estado.

O Ceará ainda enfrenta desafios, como a seca em algumas regiões, mas o sangramento dos açudes é um motivo de otimismo. A expectativa é que a quadra chuvosa continue a ser positiva e que o estado possa superar os efeitos da estiagem.

Compartilhe!

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

APP FEITICEIRO FM

Feiticeiro Fm