Destaques

Projeto propõe prorrogar validade de documentos durante estado de calamidade

Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará um projeto de lei, de autoria do deputado Fernando Santana (PT), que visa prorrogar a validade de documentos públicos que necessitem de atendimento presencial para sua renovação, durante o período a vigência do estado de calamidade pública em decorrência da pandemia da Covid-19.

Devido à necessidade do isolamento social e para evitar aglomerações, muitos serviços de atendimento presencial em órgãos públicos foram interrompidos. A medida tem como objetivo reduzir a propagação do novo coronavírus e evitar assim o colapso do sistema de saúde.

O projeto nº 145/20 determina que os documentos, a exemplo de RG e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que porventura venham a vencer durante o período de calamidade pública, tenham sua validade prorrogada enquanto perdurar o decreto do Governo do Estado. De acordo com o texto, ao fim do estado de calamidade, as pessoas físicas e jurídicas terão o prazo de 30 dias para requererem a renovação dos documentos.

A lei deve entrar em vigor na data de sua publicação, e seus efeitos serão retroativos à data inicial do estado de calamidade pública de que trata o Decreto nº 33.536, de 05 de abril de 2020.

O autor do projeto, deputado Fernando Santana, pontua que ninguém pode ser prejudicado caso algum documento vença durante o período de isolamento social, tendo em vista a impossibilidade do atendimento presencial nos órgãos. “É de fundamental importância a restrição da circulação das pessoas para evitar a disseminação da doença. Dessa forma, o presente projeto de lei visa resguardar os direitos dos cearenses, garantindo a renovação dos documentos cujo prazo de validade vence durante o isolamento social imposto pelas autoridades sanitárias do Estado”, ressalta.

A proposta se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), já com parecer da Procuradoria, aguardando designação do relator.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) já havia anunciado, em março, a prorrogação da validade das CNHs e de registros de veículos por tempo indeterminado, seguindo a Deliberação n°182, de 19 de março de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), considerando a urgente necessidade de evitar aglomerações de pessoas em decorrência do novo coronavírus.

A validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD) vencidas desde 19 de fevereiro de 2020 estão com o prazo prorrogado por tempo indeterminado, para fins de fiscalização. Já o prazo para que o processo de habilitação do candidato permaneça ativo no órgão foi ampliado para 18 meses, inclusive para os processos administrativos em trâmite.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!