Policial

Saúde do Ceará recebe o maior aporte de recursos financeiros da história do Estado.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, autorizou nesta sexta-feira (31), em solenidade realizada no Palácio da Abolição, a liberação de R$ 113,2 milhões para a Saúde do Ceará. O valor representa um incremento de 25% no total de repasses da União para o Estado, atualmente em torno de R$ 400 milhões. Este é o maior aporte de recursos financeiros do Governo Federal já feito para o Ceará de uma só vez. O governador Camilo Santana ressaltou que os recursos, já esperados pelos cearenses, são um esforço conjunto dos poderes federal e estadual. “Temos feito um grande debate nos últimos meses com o Ministério da Saúde sobre a necessidade de recursos, inclusive de equipamentos e serviços, que o Ceará vem prestando há um bom tempo. Portanto, o ministro vir aqui e autorizar essa verba é um momento importante para o Estado, pois mostra o esforço daR CG9570 Pasta nessa ampliação da saúde pública cearense”, pontuou.

O valor será destinado para o Hospital Regional do Cariri, UPAs do Conjunto Ceará e José Walter, ambulâncias do SAMU para o município de Eusébio, além do aumento dos valores, por produção, para o teto dos hospitais de Messejana, Dr. César Cals, Geral de Fortaleza, São José e Infantil Albert Sabin.

Para Arthur Chioro, o compromisso de liberar a verba para o Ceará é uma obrigação do Ministério. “Nós tínhamos um compromisso com o Ceará, que ampliou sua rede de atenção à saúde ao longo dos últimos anos, sobrecarregando profundamente os recursos estaduais. Não há aqui nenhum privilégio, mas sim o reconhecimento e uma obrigação do Ministério da Saúde com o Estado, no sentido de garantir o atendimento a sua população”, comunicou. O ministro lembrou ainda que “não há descuido da atenção primária, já que o anúncio foram para as áreas de alta e média complexidade”.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, parabenizou o governador e agradeceu o ministro pela atenção dada ao Ceará. “Vejo que o governador tem se desdobrado em atenções e prioridades para a saúde do Estado. Entendemos também as enormes dificuldades que o ministro tem enfrentado, e, mesmo assim, teve a sobriedade de vir até o Estado e liberar essa verba para essa área que sempre necessita de atenção”, salientou. O evento contou com a presença do secretário Henrique Javi (Saúde); dos deputados federais José Guimarães, José Airton Cirilo, Arnon Bezerra, Odorico Monteiro e Aníbal Gomes; os deputados estaduais Rachel Marques, Bethrose Fontenele e Lucílvio Girão, além de representantes da área médica do Estado.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!