Policial

29 pessoas em Tamboril terão que devolver mais de 36 mil reais do Garantia Safra.

29 pessoas no município de Tamboril que receberam parcelas do garantia safra no ano passado, terão que devolver R$ 36.700 (trinta e seis mil e setecentos reais). A devolução do dinheiro esta sendo cobrada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria Geral da União (CGU).

Segundo os órgãos, os 29 tamborilenses mentiram durante o cadastro do programa afim de receber parcelas do seguro sem se enquadrarem nas condicionalidades do garantia safra. A maioria nem se quer plantaram a quantidade minima que é de 0,6 hectare. Eles foram descobertos depois de revisões realizadas tanto pelo TCU como pela CGU.

Dentre os que se passaram por agricultores familiares, alguns possuem veículos, imóveis, outros são comerciantes e ate servidores públicos. Entre os valores a serem devolvidos alguns terão que devolver de R$ 600 à 2.250 reais.

A fiscalização tem sido realizada em todos os municípios que são beneficiados pelo programa . Em todos eles segundo os órgãos de fiscalização apresentam irregularidades. 

O Tribunal de Contas da União lembra que a responsabilidade das informações prestadas durante o cadastro do programa é de inteira responsabilidade do agricultor e que ele esta sujeito a fiscalização para que possa comprovam sua atividade.

As 29 pessoas serão intimados pelos órgãos fiscalizados.

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm