Regionais

Cearenses brilham na Paralimpíada Escolar com 21 medalhas

alunos

O Ceará encerrou, na última sexta-feira (27), uma campanha histórica nas Paralimpíadas Escolares 2015, realizada em Natal (RN). Ao todo, a delegação cearense conquistou 21 medalhas, sendo oito de ouro, naquele que é o maior evento para atletas paralímpicos em idade escolar do mundo.

Entre os mais de 700 atletas de 24 estados, além do Distrito Federal e do Reino Unido, coube ao Ceará um papel de destaque na competição, principalmente na natação. A modalidade deu ao Estado 14 medalhas; três delas, de ouro, foram conquistadas por Samuel Pereira Diniz, nos 100m e 50m livres da classe S4 e nos 50m peito da SB3.

Outro destaque nas piscinas foi Rebeca Silva Lima, que foi ao lugar mais alto do pódio nos 100m peito da SB5 e sagrou-se vice-campeã dos 50m costas S5.

Das oito modalidades (atletismo, natação, bocha, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e futebol de 7), o atletismo, com quadro medalhas de ouro e duas de prata, e a bocha, com o bronze de Victor Welley, garantiram o pódio para a delegação cearense. O Secretário do Esporte, Jeová Mota, exaltou o bom desempenho dos alunos/ atletas do Ceará.

“Se esses jovens já nos inspiram com suas lutas diárias, isso se potencializa com as conquistas obtidas em Natal. Quando falo de conquistas, não me refiro apenas aos que foram ao pódio, mas também aos que, de alguma maneira, se superaram para buscar o melhor, o que é, na verdade, o grande objetivo das Paralimpíadas Escolares. Todos estão de parabéns pelo espírito de luta e de fraternidade que demonstraram nos três dias de competição”, ressaltou o titular do Esporte.

O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para fortalecer o esporte paralímpico desde a base. Ao longo dos anos, os Jogos já revelaram nomes importantes do paradesporto, como Alan Fonteles, campeão dos 200m nos Jogos de Londres-2012; a saltadora Lorena Spoladore, campeã mundial em Lyon-2013 e medalha de prata em Doha-2015; Leomon Moreno, do goalball, medalhista de prata em Londres-2012 e campeão mundial na Finlândia-2014; e o velocista recordista mundial dos 200m T47, Petrúcio Ferreira.

(Governo do Estado)

Compartilhe!

Feiticeiro Fm